O Facebook tem se ocupado com o desenvolvimento de uma plataforma de mídia social para crianças. Mas por que os legisladores dos EUA estão tão infelizes?
Nome: Instagram para crianças.
Idade: essa é a grande questão. Quantos anos você tem? Espero que tenha idade suficiente para ler essas notas de passagem.
Aparência: Livre de anúncios, para o caso de corrompermos os jovens.
Do que diabos você está falando? Bem, foi revelado em março que o Facebook estava desenvolvendo um serviço de Instagram para crianças. No momento, menores de 13 anos não devem usar o aplicativo de compartilhamento de fotos, embora muitos mentem sobre sua idade para fazê-lo. Agora o Facebook quer criar um Instagram especialmente adaptado para crianças, para que elas possam usar legalmente.
Parece duvidoso. Os legisladores dos EUA certamente pensam assim. Na segunda-feira, procuradores-gerais de todo o país escreveram para Mark Zuckerberg exigindo que ele abandonasse o plano.
Seus motivos? “O uso das mídias sociais pode ser prejudicial à saúde e ao bem-estar das crianças, que não estão preparadas para enfrentar os desafios de ter uma conta nas redes sociais. Além disso, o Facebook tem falhado historicamente em proteger o bem-estar das crianças em suas plataformas. ”Eles estão refletindo as preocupações dos especialistas em segurança infantil, que se preocupam com a vergonha do corpo, cyberbullying e possível aliciamento sexual.
Como o Facebook respondeu? Argumenta que é melhor ter espaços dedicados para as crianças evitarem que mintam para entrar em sites para adultos, onde não há supervisão dos pais. “Queremos melhorar essa situação, proporcionando experiências que dêem aos pais visibilidade e controle sobre o que seus filhos estão fazendo”, diz.
Essa é uma maneira de ver as coisas. Infelizmente, outra de suas plataformas voltadas para usuários mais jovens, o Messenger Kids, que foi criado com um raciocínio semelhante, mostrou ser poroso para estranhos por meio de chats em grupo. O Facebook diz que já corrigiu o problema.
Se está consertado, está consertado. Existe um problema mais amplo. Especialistas em crianças argumentam que crianças com mais de 11 anos não vão querer usar um site “infantil” projetado para crianças de sete anos. Eles continuarão mentindo sobre sua idade e ficarão no site “adulto”, enquanto as crianças de sete anos que usam o novo estarão inevitavelmente expostas às pressões das redes sociais. Os críticos apontam para o YouTube Kids, que, embora também sem anúncios (como o Instagram for Kids), eles afirmam ter usado a colocação de produtos para influenciar os usuários jovens. (O YouTube afirma que seus criadores são solicitados a divulgar tal posicionamento.)
Onde isso tudo irá acabar? Depende de quão longe o Facebook quer empurrá-lo. Tendo inicialmente dito que via o Instagram para Crianças como uma “prioridade”, e contratando os cérebros por trás do YouTube Kids para lançá-lo, a empresa agora está sendo emoliente. “Qualquer experiência que desenvolvamos deve priorizar a segurança e a privacidade, e consultaremos especialistas em desenvolvimento infantil. Também esperamos trabalhar com legisladores e reguladores, incluindo procuradores-gerais do país.”
Não deve ser confundido com: Uma infância passada jogando Poohsticks, colocando jumpers no lugar do gol, pulando em um space hopper ou andando em um Raleigh Chopper. Todas atividades muito pouco saudáveis – na verdade, perigosas.
Diga: “A chave para isso é a Lei de Proteção à Privacidade da Criança na Internet.”
Fonte: The Guardian