Em parceria com a Michelin, Centro de Tecnologias Educacionais Base do Instituto do atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira beneficiará cerca de 40 professores e mais de mil alunos da Zona Oeste da capital fluminense
As escolas municipais Jonatas Serrano e Presidente Nereu Ramos, ambas em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, receberam um reforço importante esta semana: a chegada do Instituto Vini Jr.
Com metodologias educacionais inspiradas na linguagem do futebol, a iniciativa propõe uma nova infraestrutura no ambiente escolar, com mais possibilidades de ensino a partir do uso da tecnologia e incentivo à prática de atividades físicas. Desta forma, professores e mais de mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental serão beneficiados com novas ferramentas para tornar o aprendizado ainda mais dinâmico, propositivo e conectado.
Vale destacar que a escolha de Campo Grande para receber as iniciativas também se deu pela relação entre a Michelin, empresa patrocinadora do projeto, e o bairro. A companhia está em Campo Grande há mais de 40 anos, com uma unidade industrial que conta com mais de 3 mil colaboradores.
“Acreditamos que o verdadeiro desenvolvimento acontece quando a indústria caminha lado a lado com a comunidade. Patrocinar um projeto como este, liderado pelo Instituto do Vini Jr., é não somente investir na educação, mas também contribuir para a construção de um futuro para os jovens talentos, no bairro que também faz parte da história da Michelin. Temos orgulho de fazer parte dessa iniciativa transformadora, que reflete nossos valores e nosso compromisso com as pessoas”, destaca Ana Cristina Lopes, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Michelin.
Entre os aparatos estão o Centro de Tecnologias Educacionais Base, também chamado de CT Base, e o Aplicativo Base. O primeiro conta com ambientação do espaço, todo decorado com referências ao Vini Jr. e equipado com equipamentos tecnológicos, além de metodologias educacionais e formação docente. Já o Aplicativo chega para ser mais uma forma de ensinar e aprender: a ideia é cativar os alunos através da gameficação e do uso da linguagem do futebol.
Ainda na proposta de conectar o esporte ao aprendizado, o projeto Movimento e Aprendizagem, o Mov.A, soma-se à essas iniciativas como uma forma de utilizar os movimentos corporais como apoio ao aprendizado de forma mais lúdica, incentivando também a prática da atividade física – tudo isso referenciado pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.
“O CT Base não é simplesmente um espaço físico: ele simboliza uma porta aberta para a inovação dentro das escolas, inspirando práticas de ensino mais dinâmicas e criativas. Complementando esse propósito, o Mov.A atua como um aliado essencial no processo educacional, incentivando o movimento e oferecendo novas maneiras de explorar os conteúdos. Estamos convencidos de que essas ações fortalecem o trabalho das professoras e professores e contribuem para que os processos de ensino-aprendizagem sejam mais agradáveis, envolventes e eficientes.”, afirma Victor Oliveira, Diretor Executivo do Instituto Vini Jr.
O projeto Base tem o patrocínio da Michelin, através da Lei estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.