O aumento do licenciamento de museus na China está sendo acompanhado pelo crescente interesse dos consumidores em cartas colecionáveis, figuras e anime em toda a região. E embora os artigos de luxo geralmente recebam a maior atenção nas vendas na China, também há um negócio em crescimento para produtos de baixo custo.
Vários fatores estão informando essas tendências crescentes. A febre das cartas colecionáveis que está varrendo a China é impulsionada principalmente pela juventude do país, que demonstrou disposição para pagar por itens não essenciais a preços acessíveis. E, embora muitos associem essa categoria principalmente a marcas esportivas, cartas colecionáveis de franquias de entretenimento como My Little Pony da Hasbro, Ultra Man da Tsuburaya Production Co., a série de anime Yeloi e o jogo móvel Egg Party estão entre os que estão desfrutando de um aumento de popularidade na China.
O foco nas cartas colecionáveis está sendo ainda mais impulsionado pelo conteúdo das mídias sociais, com transmissões ao vivo de unboxing atraindo um grande número de espectadores, e por varejistas como a Pop Mart, onde fileiras de pacotes de cartas brilhantes recebem destaque. A empresa de colecionáveis Kayou, que comercializa os conjuntos licenciados de My Little Pony e Ultraman, registrou 1,95 bilhão de yuans em receita durante os primeiros nove meses de 2023 e depende das cartas colecionáveis para 85% de sua receita.
Muitos dos conjuntos de cartas colecionáveis são organizados em uma hierarquia com base em sua raridade. Isso leva os consumidores a comprarem mais pacotes na tentativa de obter as cartas mais raras. E embora isso tenha contribuído para as vendas, também levantou preocupações sobre comportamentos semelhantes ao jogo entre crianças e levou algumas escolas na China a banirem cartas colecionáveis de seus campi.
Assim como as cartas colecionáveis, as figuras também tiveram um aumento recente em popularidade. No entanto, ao contrário das cartas colecionáveis, as caixas surpresas são fortemente regulamentadas na China. Agências chinesas impuseram restrições de idade (não podem ser vendidas para crianças menores de oito anos), divulgação de informações sobre o valor do conteúdo e limites de preço (os preços são baseados nos custos de fabricação e operação, além da oferta e demanda do mercado).
Como resultado, muitos fabricantes se concentraram em marcas e celebridades queridas para oferecer um diferencial. As figuras Kaws, criadas pelo artista Brian “Kaws” Donnelly, ganharam atenção pela primeira vez em 2010, após serem exibidas nas casas de celebridades como Drake e Justin Bieber. A categoria ganhou ampla popularidade na China quando a Pop Mart lançou as caixas surpresas Molly Dolls, apresentando a arte de Kenny Wong, em 2016.
Aproveitando o crescimento das cartas colecionáveis e das figuras, várias marcas de anime também desfrutaram de um aumento na popularidade na região. Séries chinesas como Mo Dao Zhu Shi, Soul Land, Full Time Magister e The King’s Avatar estão entre as mais populares. No entanto, quando comparadas a muitas das séries exibidas em serviços de streaming japoneses, muitas dessas produções são menos conhecidas pelos consumidores estrangeiros.
Entre os serviços baseados na China está a plataforma de compartilhamento de vídeos Bilibili, que produz um grande catálogo de animes como Fog Hill of Five Elements e Uncharted Walker, e possui mais de 680 séries e filmes disponíveis.
Enquanto isso, a Tencent tem mais de 1.000 séries e filmes na Tencent Video e está intensificando seu foco em títulos produzidos na China, como Soul Land e The King’s Avatar. A Tencent Video também opera a WeTV, que possui algumas séries de anime chinês dubladas em inglês. O gigante da internet e tecnologia teve uma presença significativa na recente China Licensing Expo em Xangai, onde a Tencent TV, Tencent Publishing e Tencent Gaming estavam presentes em três estandes.
E enquanto as empresas de entretenimento tendem a dominar as feiras de licenciamento, os museus também tiveram uma presença importante na recente feira comercial.
O Museu Victoria & Albert e o Museu Britânico do Reino Unido tiveram presenças significativas através do agente Alfilo, e o novo chefe de licenciamento da National Gallery do Reino Unido também participou do evento. O Museu do Palácio do Príncipe Kung – Anshan Hall também ocupou espaço na feira para promover seus planos de licenciamento, que estão sendo desenvolvidos em conjunto com a Shenzhen Chuangke Chaoren Culture Commission Co. Essas exibições apresentaram mais evidências da mudança no cenário do licenciamento de museus na China, à medida que a arte e a cultura se tornam parte da vida cotidiana.
A China foi uma das primeiras a adotar o licenciamento de museus, incluindo a exibição de arte da British Library, que tem percorrido shoppings na região desde 2021. Até agora, alcançou 20 locais e atraiu mais de 1,2 milhão de visitantes. O Museu e Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, por sua vez, está lançando um programa de entretenimento baseado em localização na região. Essas ofertas presenciais devem solidificar ainda mais a popularidade da categoria de museus na China.
Fonte: Licensing Global