Mulheres jogam mais pelo celular, enquanto homens ainda dominam os jogos pelo computador e pelo videogame
Quando de trata de jogos, seja em smartphone/tablet, computador ou console, as categorias de estratégia, aventura e ação são as mais jogadas. É o que mostra a Pesquisa Game Brasil 2020, que traça o perfil do gamer brasileiro. A pesquisa entrevistou 5.830 pessoas entre 1 e 16 de fevereiro.
Aumentou 3,7% o número de brasileiros que jogam pelo celular/smartphone, que é a plataforma mais usada (86,7%). O dispositivo e sua ampla oferta de jogos, para todo tipo de gosto e bolso, se revelam a principal porta de entrada a diversos públicos que estavam limitados ao videogame e computador. Em seguida aparece o console (43%), computador (40,7%), notebook (38,2%) e tablet (15,8%).
Em smartphone/tablet, o público gamer é esmagadoramente feminino, representando 69,9%, ante 32,45% masculino. A categoria de estratégia é a mais jogada (74,7%), logo depois vem aventura (66,8%), palavras (66,3%), clássicos (65,1%) e curiosidades (64,1%).
Quem joga no computador já é mais o público masculino (66,1%) e só 30,1% são mulheres. Por esse dispositivo, estratégia também é a categoria preferida (81,7%), seguida de ação (80,7%), aventura (79,4%), simulação (73,3%) e atirador (72,8%).
Pelo videogame também são os homens que dominam (63,2%) e 33,7% são mulheres. O console mais popular, conforme já mostrado, é o PS4. Ação é a categoria mais jogada (89,9%), depois é aventura (88%), estratégia (86,1%), corrida (86%) e atirador (85%).