Kidscreen | Crianças em idade pré-escolar não precisam dos pais para encontrar conteúdo

Novos dados do Childwise mostram que crianças em idade pré-escolar estão usando dispositivos conectados mais do que nunca e não dependem de seus pais para descobrir o conteúdo.

A pesquisa de mercado “2020 Childwise Preschool Report” descobriu que mais de 75% dos menores de cinco anos têm acesso a um dispositivo conectado como um tablet, telefone, laptop, computador desktop ou alto-falante inteligente. E metade dos pré-escolares têm seu próprio dispositivo conectado, uma estatística que aumenta para 60% para crianças de três a quatro anos.

Metade dos pais pesquisados disse que seu filho em idade pré-escolar descobre o conteúdo por conta própria, um aumento de 8% em relação ao ano passado. Na verdade, 60% das crianças de três a quatro anos se sentem confiantes para abrir os aplicativos que desejam usar, e um número semelhante consegue ajustar os controles de volume sem ajuda.

Esses números estão em total contraste com a crença de longa data da indústria de que os pais são os grandes responsáveis pela descoberta de conteúdo quando se trata de crianças mais novas.

“Crianças em idade pré-escolar rapidamente desenvolvem um senso de suas próprias preferências e interesses”, diz a diretora de pesquisa associada da Childwise, Jenny Ehren. “Os pais sempre desempenharam um grande papel na seleção do que [menores de cinco anos] consomem e como seu tempo é gasto, mas agora as crianças estão navegando com segurança em plataformas digitais por conta própria e usando dispositivos touchscreen com propósito e determinação.”

Isso não quer dizer que a co-exibição seja coisa do passado. Os dados da Childwise mostram que as atividades compartilhadas aumentaram durante a pandemia, com metade dos pais relatando que eram mais propensos a assistir a conteúdo, fazer artesanato, cozinhar ou passar o tempo com seus filhos em um tablet durante o lockdown. Na verdade, 75% dos entrevistados disseram que passaram mais tempo juntos como uma família em geral em 2020.

Os tablets são o dispositivo digital mais usado por crianças em idade pré-escolar, com menores de cinco anos usando-os quase nove horas por semana em média. Isso marca um aumento de mais de uma hora em relação à média de 2019. A atividade infantil número um em tablets é assistir a vídeos, seguida de jogos.

Metade das crianças em idade pré-escolar assiste a conteúdo principalmente ou totalmente sob demanda, em comparação com apenas um terço das crianças de 9 a 10 anos. Menores de cinco anos assistiram a três horas de conteúdo de vídeo por dia em média em 2020, quase 30 minutos a mais em relação ao ano anterior. Netflix foi o SVOD mais popular para conteúdo pré-escolar, seguido por Disney + e YouTube Kids.

Quando se trata de jogos, a Childwise descobriu que mais de 25% dos pré-escolares têm acesso a um console de jogos em casa. Super Mario, Minecraft e Roblox foram as principais marcas de jogos com esses usuários.

O aumento no acesso a dispositivos conectados no ano passado coincidiu com as crianças geralmente passando mais tempo na frente das telas do que nunca. O “2021 Childwise Monitor Report” revelou um aumento significativo no tempo gasto online durante a pandemia, com crianças usando plataformas como YouTube e TikTok para lidar com isso. O maior aumento foi entre os jovens de 11 a 12 anos, que agora passam 4,2 horas por dia online.

O “2020 Childwise Preschool Report” pesquisou mais de 1.000 pais de crianças menores de cinco anos em setembro de 2020, no Reino Unido.

Fonte: Kidscreen

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui