Um clube parece um destino para crianças, mas o mais recente participante da mídia social que está tomando conta do mundo digital ainda não está pronto para crianças. Há muito mistério em torno do aplicativo de rede de áudio somente para convidados, que atrai grandes nomes de celebridades como Oprah e Mark Zuckerberg.
Mas, embora o Clubhouse possa não estar pronto para receber crianças, a história mostra que os jovens inevitavelmente gravitam em torno dessas plataformas, e os especialistas dizem que os kidcos (kid companies) deveriam se familiarizar com o aplicativo de rede agora, para não serem deixados para trás.
O que é o Clubhouse?
Pense em um aplicativo apenas de áudio como uma mistura entre uma conferência virtual em andamento – completa com palestras de celebridades e oportunidades regulares para se conectar com outras pessoas – e podcasts.
O aplicativo sem anúncios (que tem apenas um ano e ainda está em fase beta) é gratuito para uso. Uma vez convidados a abrir uma conta, os usuários recebem uma lista de tópicos e temas com base em suas preferências (como política, desenhos animados ou música), onde podem espionar ou ouvir as conversas que estão acontecendo ao vivo. Aqueles que desejam falar sobre um tópico podem responder a perguntas do público, que podem chegar aos milhares. Os indivíduos também podem criar grupos fechados com outras pessoas na plataforma para criar comunidades em torno dessas discussões.
Quem está usando?
O Clubhouse, que está disponível apenas para iPhones e foi baixado mais de 3,2 milhões de vezes, de acordo com o rastreador de análises Appfigures em fevereiro.
Celebridades e líderes empresariais, incluindo Mark Zuckerberg, Kevin Hart e Drake são alguns dos usuários mais proeminentes do aplicativo. Profissionais da indústria infantil de todo o mundo estão começando a migrar para o aplicativo. O diretor de marca global de Sutikki, Jo Redfern, por exemplo, criou o grupo “The Kids Media Society” para discutir o negócio com outros executivos.
O usuário deve ter 18 anos ou mais para participar – embora não haja processos de verificação em vigor. O Clubhouse não informou se planeja abrir o aplicativo para um público mais jovem.
Por que kidcos deveria se importar?
O aspecto apenas de áudio dá às pessoas a chance de interagir com outras pessoas enquanto fazem malabarismos com outras atividades diárias – você não pode lavar roupa enquanto está em uma chamada do Zoom – diz Alexa Carlin, uma empresária e fundadora da empresa de crescimento de negócios Women Empower X (WEX). WEX acumulou mais de 30.000 membros e seguidores do grupo desde que começou a hospedar sessões semanais que conectam mulheres empresárias, bem como tutoriais sobre como falar em público, diz ela.
O lançamento do Clubhouse coincidiu com a pandemia e o mercado presencial e conferências proibidas, proporcionando o tempo perfeito para a popularidade do aplicativo. Com poucas maneiras de se conectar virtualmente, o Clubhouse supera muitas limitações de uma conferência virtual (como interações ao vivo com hosts), oferecendo às pessoas uma maneira fácil de se conectar com as comunidades e empresas nas quais estão interessadas.
“Entrar no Clubhouse agora é uma espécie de oportunidade de adoção inicial que só surge com as plataformas de mídia social a cada 10 anos”, diz Carlin. “Se você puder fazer parceria com outros grupos para moderar conversas, poderá aumentar rapidamente o número de seguidores. Estar nele agora dá a você a chance de crescer ao lado de outras marcas e do aplicativo.”
E enquanto ainda está no início, o aplicativo pode funcionar como um lugar para se conectar com os principais influenciadores. Em um espaço apenas de áudio, a barra de entrada é menor do que uma palestra ao vivo ou virtual. Criadores, celebridades e influenciadores podem facilmente compartilhar detalhes sobre seu trabalho, sem ter que configurar apresentações de vídeo ou participar de perguntas e respostas, que geralmente não precisam de recursos visuais.
Não é inconcebível que um dia o Clubhouse possa muito bem ser uma versão virtual de eventos voltados para o consumidor como a Comic-Con, onde os fãs são convidados a ouvir suas estrelas favoritas. Para o espaço de cinema e TV, a plataforma se presta, em teoria, a oportunidades de perguntas e respostas com diretores após exibições ou até mesmo competições ao vivo, apenas com áudio.
As crianças vão usá-lo?
Isso ainda não é certeza. Deixando de lado os limites de idade (e isso já parou as crianças antes?), o aplicativo parece um pouco mais uma ferramenta de negócios do que uma plataforma social no momento. Pense no LinkedIn e no TikTok. Isso pode mudar no futuro, pois os usuários certamente ajudarão a definir a direção que o aplicativo tomará.
Mas há uma chance de que as crianças comecem a ouvir o aplicativo em um futuro próximo, à medida que o conteúdo de áudio continua a ganhar popularidade. Embora ainda não tenha aparecido em muitos radares infantis, alguns deles estão começando a vê-lo como um novo lugar em potencial para se encontrar com amigos, diz David Kleeman, vice-presidente sênior de tendências globais da Dubit.
Embora o Clubhouse não seja tão adequado para crianças quanto o Fortnite, a natureza sem anúncios e sem tela do aplicativo pode atrair algumas crianças. E é possível que os adolescentes possam começar a usá-lo como um local de encontro, como fizeram com outras plataformas que não foram originalmente destinadas a eles, diz ele.
Então, como faço para me estabelecer no Clubhouse?
Os usuários do aplicativo recebem dois convites. Até que seja aberto ao público em geral, conhecer alguém que já está no aplicativo é a melhor maneira de entrar.
Quem deve experimentar?
Marcas e kidcos devem procurar construir uma presença no aplicativo – e uma abordagem de marketing Clubhouse – imediatamente para evitar a adesão depois que ele já está saturado com conteúdo, diz Kristen Ruby, CEO da consultoria de mídia social Ruby Media Group. Embora o aplicativo ainda esteja em seus primeiros dias – e ainda não tenha quebrado sua estratégia de monetização – é um lugar inteligente para as empresas alcançarem os consumidores que estão ávidos por novas conexões.
Ao contrário de outros aplicativos de mídia social, a cultura do Clubhouse é mais parecida com uma sala de aula onde as pessoas vão para aprender e fazer networking, não para consumir anúncios, acrescenta Ruby. Isso significa que as empresas que estão aderindo ao aplicativo precisam de uma estratégia específica – como configurar sessões agendadas regularmente onde os diferentes executivos compartilham detalhes ou convidar criadores para falar com os fãs – para atrair pessoas para a plataforma, diz ela. O público do aplicativo não é tão amplo quanto outras plataformas, por causa de sua natureza convidativa e sua juventude, então kidcos devem estar preparados para um alcance de público menor desde o início.
“Pense em qual comunidade você pode construir e o que pode ensiná-los”, diz Ruby. “Pense assim: você é professor de um curso. Que curso você pode ensinar? Que tipo de aluno você deseja atrair? Os alunos serão seus clientes potenciais. Ensine primeiro, depois comercialize, e não o contrário.”