Novos investimentos em capacidade, desenvolvimentos digitais, iniciativas de sustentabilidade e pessoas foram os responsáveis pelo resultado e por recrutar ainda mais crianças a brincarem com LEGO em todo o mundo
A LEGO® acaba de divulgar seu resultado anual. Em 2016, a empresa atingiu sua maior receita em 85 anos de história, com um aumento de 6% em relação a 2015, passando de 35,8 bilhões de coroas dinamarquesas para 37,9 bilhões de DKK, cerca de 5,4 bilhões de dólares. Excluindo o impacto da moeda estrangeira, o aumento foi de 5,5%.
O lucro operacional também registrou aumento, passando de 12,2 bilhões de DKK para 12,4 bilhões. O mesmo aconteceu para o lucro líquido, passando de 9,2 bilhões de DKK para 9,4 bilhões. Investimentos significativos foram feitos em fortalecimento de capacidade e potencialidade para cumprir a ambição de crescimento em longo prazo da empresa.
Segundo Bali Padda, CEO da LEGO, a satisfação com o desempenho de 2016 é total. “Tivemos um forte primeiro semestre, que foi complementado no segundo semestre por um crescimento das vendas mais sustentável do que nos anos anteriores. Estamos motivados com o crescimento de mercados maduros na Europa. Além disso, o forte potencial da China se manteve, representando uma oportunidade de crescimento atraente”.
“Nos EUA, as vendas ao consumidor permaneceram estáveis, padrão dos últimos anos. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros de varejo para identificar novas oportunidades de inovação, impulsionar o crescimento e envolver as crianças nesse importante mercado”, completa.
Algumas linhas foram responsáveis pelo maior aumento de receita já registrado na empresa como: LEGO® City, LEGO NINJAGO®, LEGO Friends, LEGO Technic e LEGO Creator. Também em 2016, as estratégias inovadoras de aliar as plataformas física e digital na linha NEXO KNIGHTS e lançar mais de 335 itens suportaram tal crescimento.
“A inovação é fundamental para o nosso sucesso e, anualmente, cerca de 60% do nosso portfólio é constituído por novos produtos. Envolver e inspirar as crianças com as experiências de jogo mais relevantes, emocionantes e divertidas é nosso constante desafio. Em 2017, a empresa vai introduzir novas plataformas para inspirar o jogo digital e físico. A LEGO Life, uma plataforma digital segura para encorajar as crianças a compartilhar suas experiências de construção, foi lançada em mercados selecionados em fevereiro. Já o LEGO BOOST, que combina codificação e construção tradicional, será lançado no segundo semestre de 2017”, comenta o executivo.
Sobre investimentos em sustentabilidade, Padda afirma que os principais foram em infraestrutura e talentos pessoais, para viabilizar o crescimento em longo prazo, principalmente em mercados emergentes. Foram 2,9 bilhões de DKK em propriedades e capacidade de produção de edifícios, incluindo uma nova fábrica na China e mais de mil pessoas ingressaram na organização.
Criando um impacto positivo
A missão do Grupo LEGO é inspirar os construtores do amanhã e a empresa prioriza as iniciativas que beneficiam as gerações futuras e têm um impacto positivo no planeta e na sociedade.
Durante o ano de 2016, foram realizados investimentos significativos em programas voltados às mudanças climáticas, melhorando a sustentabilidade de suas operações. Um deles foi para equilibrar 100% de seu consumo de energia global com a energia produzida por suas próprias fontes renováveis até 2020. Já no ano passado, 90% da energia estava equilibrada e a empresa está no caminho certo para alcançar seus objetivos – três anos antes do previsto.
Desde 2015, 1 bilhão de coroas dinamarquesas foram investidas na busca de materiais plásticos alternativos mais sustentáveis aos materiais à base de óleo utilizados para fazer os famosos tijolos da LEGO. Além disso, 100% de todos os resíduos da produção de tijolos foi reciclado.
O Grupo também tomou medidas para proteger os direitos das crianças em todo o mundo e apoiar aqueles que necessitam. Em parceria com a UNICEF, desenvolveu uma política de Segurança Infantil Digital, para criar experiências seguras de jogos online para crianças. Também com o órgão, criou a “Partners in Play”, para proporcionar oportunidades de aprendizagem às crianças sírias refugiadas na Jordânia. Por fim, por meio de programas de voluntariado, os colaboradores do Grupo envolveram mais de 100.000 crianças em todo o mundo em experiências de jogo organizadas por instituições de caridade locais, que operam em comunidades próximas das instalações da empresa.
Sobre o Grupo LEGO®
O Grupo LEGO® é uma empresa privada com sede em Billund, na Dinamarca. A empresa é de propriedade da família Kirk Kristiansen, que fundou o Grupo em 1932. Atua no desenvolvimento de crianças por meio de aprendizado e diversão, fornecendo brinquedos e materiais de ensino para elas em mais de 140 países.
Conheça o site da LEGO® no Brasil: www.lego.com/pt-br/
E-commerce da marca: www.legobrasil.com.br.
Fonte: ADS Comunicação Corporativa – Fernanda Bernardini – (11) 5090-3012.