A LEGO® acaba de anunciar a data de lançamento do set “Mulheres da NASA” nos Estados Unidos: 1º de novembro. A ideia foi inscrita no portal da marca, o LEGO Ideas – criado principalmente para incentivar a criatividade e o compartilhamento entre os fãs -, por Maia Weinstock.
Após alcançar 10 mil votos, passou pelos critérios de avaliação de um board de designers e representantes de marketing, chamado LEGO Review, e finalmente entrou em produção para ser comercializado ao redor do mundo.
O projeto de Maia foi uma maneira de celebrar e homenagear as mulheres que se profissionalizam por meio dos estudos em STEM – sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática -, por se interessar em histórias relativas a essas áreas.
“Historicamente, nos campos da Ciência, Engenharia e Tecnologia, as mulheres pioneiras foram subestimadas por inovar em seus trabalhos. Porém, quando meninas e mulheres recebem mais incentivos nos campos STEM, se tornam mais propensas a buscar carreiras nessas áreas. Este projeto foi criado para destacar um fantástico grupo delas que fizeram contribuições fundamentais para a história da NASA”. “O meu sonho é saber que o primeiro humano em Marte – ou um engenheiro ou cientista de computação que o ajudou a chegar lá – teve contato com o set quando criança e foi inspirado a prosseguir uma carreira de STEM” comenta.
STEM no Brasil
No País, das escolas de educação básica, 25,2% possuem laboratórios de Ciências. Segundo Paulo Blikstein, professor doutor da Escola de Educação e da Escola de Engenharia da Universidade de Stanford, nossa principal diferença para países como os Estados Unidos e a Coreia do Sul, referências em Educação, é que não incentivamos e investimos em conhecimento e inovação desde cedo.
“A escola precisa tornar a ciência atraente, despertar paixão, e isso envolve uma mudança no modelo engessado que temos hoje. Isso porque ela ensina conteúdos, mas não ensina o aluno a pensar de forma inovadora”.
É nesse cenário que soluções diferenciadas de ensino encorajam escolas e professores a introduzirem a robótica, STEM e codificação em suas grades curriculares.
Segundo Sérgio Freire, head comercial da MCassab, os kits da LEGO® Education são únicos pois são capazes de promover o hands on e a metodologia dos 4C’s: conectar, construir, contemplar/analisar e continuar. E, dessa maneira, permite ao aluno expandir o conhecimento e construir habilidades acadêmicas e do século XXI, tornando-o criativo, colaborativo e capaz de pensar “fora da caixa”; preparando-o para os desafios da vida futura.
Sobre a LEGO® Education: Divisão educacional do Grupo LEGO, a LEGO® Education oferece experiências lúdicas de aprendizagem e soluções de ensino com base no sistema LEGO® de blocos de montar, material curricular adaptado e relevante ao currículo nacional, recursos digitais e formação de professores para educação infantil, ensino Fundamental e Médio e atividades extracurriculares.
No Brasil há mais de dez anos, está presente em aproximadamente 4 mil escolas de ensino básico do país, e é distribuída pela MCassab oficialmente desde 2016.
Fonte: ADS Brasil – Fernanda Bernardini – (11) 5090-3012.