Levantamento ABRINQ mostra crescimento contínuo da indústria do brinquedo há uma década

Setor fechou ano passado com faturamento de R$ de 10,2 bilhões e prevê crescimento para 2025 de 4%.

A estatística anual da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – ABRINQ aponta faturamento de R$ 5,7 bilhões com a produção da indústria em vendas para o varejo e de mais R$ 4,4 bilhões com brinquedos importados, totalizando R$ 10,2 bilhões ano passado. A previsão para este ano, segundo o presidente da entidade, Synésio Costa, é de mais 4% de crescimento.

A balança comercial do mercado de brinquedos em dólar foi de US$ 334.437.044 com importação e US$ 10.970.945 de exportação, com a moeda americana a UR$ 5,39. O número de empregos gerados cresceu em relação ao ano anterior, passando de 40.131 para 44.092, entre próprios e terceirizados.

Segundo a estatística da Abrinq, os fabricantes esperam um bom ano de 2025, com 46% e uma rentabilidade boa, com 40%. O número de produtos a serem lançados em 2025 é de 1.689, segundo a entidade.

As vendas por linhas tem veículos (carrinhos, motos, pistas) na liderança com 17,8%, os esportivos (patins, triciclos, bicicletas) em segundo, com 16,1%, jogos em terceiro (14,8% e bonecas em quarto (11%. As vendas por canais de distribuição têm empatados com 27% as lojas especializadas e os atacadistas, com crescimento acentuado do varejo na internet, ficando os magazines com 14% e os auto serviços com 4%.

Em termos de vendas por estado, São Paulo segue na liderança com 33,51%, seguido do Rio de Janeiro (8,24%), Santa Catarina (6,99), Minas Gerais (6,54), e Paraná (5,54%). No mundo, as vendas tiveram uma ligeira queda em 2024 em relação a 2023, passando para US$ 103,4 bilhões de dólares, contra US$ 104,2 no ano anterior.

O crescimento previsto para este ano, de 4%, de acordo com Synésio Costa, tem a ver com fatores macroeconômicos favoráveis, entre eles a valorização do dólar, que permite à indústria nacional ocupar mais espaço nas gôndolas.

A realização da ABRIN no primeiro semestre possibilita às fábricas se abastecerem para a segunda metade do ano, quando a Semana da Criança e o Natal, juntos, respondem por mais de 60% das vendas. “O segundo semestre do ano é estratégico para a indústria do brinquedo”, diz o dirigente. Há cerca de 25 mil lojas em todo o País que receberão das 200 marcas presentes cerca de 1.500 lançamentos da feira “para encantar crianças e adultos, que é o nosso negócios”.

ABRIN, de 9 a 12/3, no Expo Center Norte. das 10 às 20h. Último dia, das 10h às 18h.

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