Depois de anos trabalhando como um gênero de nicho, o anime agora é destaque com um público muito mais amplo.
Parte dessa popularidade crescente é o resultado de varejistas que oferecem uma seleção mais ampla de produtos em categorias-chave, como brinquedos, incluindo colecionáveis My Hero Academia da McFarland Toys, e roupas, incluindo marcas de streetwear como Hypland e Valeza. Enquanto a Hypland se concentra em roupas licenciadas, a Valeza tem designs originais “inspirados”, criados pelo fundador Brian Valeza Balico.
Mas os sinais de crescimento dos animes vão muito além das prateleiras. Também houve sinfonias baseadas em trilhas sonoras de anime e outras incursões em entretenimento baseado em localização, como convenções de fãs que atraem multidões cada vez maiores. A maratona de três dias do evento Anime NYC, de 18 a 20 de novembro, atraiu 53.000 participantes, estável em relação ao ano anterior, mas acima dos 46.000 em 2019.
“Há mais competição e o anime está se tornando menos nichado e mais popular com produtos que atraem um público mais amplo”, disse o fundador da Hypland, Jordan Bentley, cuja empresa tem colaborações de vestuário com Naruto da Viz Media e Dragon Ball Z da Crunchyroll. “Mas você tem sim separação entre os canais de varejo. Eu poderia vender o mesmo design em qualquer lugar e ganhar muito dinheiro, mas que motivo um fã tem para ir a uma loja quando pode comprar a mesma coisa online?”
No entanto, na corrida para atrair um público mais amplo e aproveitar o crescente fandom do anime, os varejistas especializados – muitos dos quais defendem o anime há anos – temem que o mercado esteja ficando saturado de produtos.
“Isso é muito preocupante e não permite que a demanda reprimida aconteça”, disse Robin Motts, vice-presidente e gerente geral de mercadorias da Hot Topic, que possui uma seção dedicada a animes em suas lojas. “Temos que manter o foco e não ser precipitados e garantir que não diluímos [o anime] e mostremos aos fãs os mesmos produtos e designs repetidamente.”
A Crunchyroll, no entanto, vê pouco risco de supersaturação, uma vez que ela e outros fornecedores segmentam a distribuição por canal de varejo para evitar conflitos, disse Anna Songco Adamian, vice-presidente de produtos de consumo da Crunchyroll.
“Acho que o anime é onde os super-heróis estavam no início do universo cinematográfico da Marvel”, disse Adamian. “Entendo por que os varejistas especializados estão preocupados e o anime está em massa, mas estamos fazendo um esforço conjunto para gerenciar o negócio estrategicamente e não saturar demais o mercado.”
Ao administrar o negócio, os fornecedores de anime buscam uma gama mais ampla de colaborações que possam se basear no crescente número de serviços de streaming que fornecem conteúdo. A Crunchyroll, que agora possui pouco menos de 10 milhões de assinantes em seu serviço após sua fusão com a Funimation, juntou-se à Disney +, Netflix, HiDive e outros na oferta de animes.
Outro esforço está focado em colaborações com videogames. Colaborações recentes incluem Fortnite da Epic Rights (Naruto e Dragonball Z) e Call of Duty: Vanguard e Warzone Pacific da Activision Blizzard Entertainment (Attack on Titan). Além disso, Hime – o mascote do serviço de streaming da Crunchyroll, foi licenciado para Limited Run Games para o título de Game Boy Color de 8 bits, Hime’s Quest. E a série de mangá Aoashi fez parceria com o time de futebol escocês Celtic FC para uma colaboração que estreou com uma ilustração representando um jogador do Celtic ao lado do personagem principal de Aoashi, Ashito.
“Não vemos o anime como uma tendência, mas como uma forma de arte, e há algo para todos no mundo do anime”, disse Leon Maratchi, gerente sênior de desenvolvimento de varejo da Viz Media. “É sobre diferentes gêneros de anime e não apenas uma estrutura monolítica. E é por isso que você está começando a ver a expansão.”