[Internacional]
A Licensing International, principal associação comercial da indústria global de licenciamento de marcas, lançou um resumo executivo de seu Estudo Global da Indústria de Licenciamento de 2024. O estudo mostra o crescimento contínuo das vendas mundiais de produtos e serviços licenciados em categorias que incluem moda, entretenimento, música, entretenimento baseado em localização, esportes e muito mais.
O Estudo Global da Indústria de Licenciamento deste ano será publicado no final deste verão (inverno no Brasil) e foi conduzido pela empresa de pesquisa terceirizada Brandar Consulting, LLC.
“A indústria global de licenciamento de marcas não mostra sinais de desaceleração. Em 2023, os consumidores provaram que são mais leais do que nunca às marcas, personagens e propriedades que amam”, disse Maura Regan, Presidente da Licensing International. “Na verdade, a indústria global de licenciamento de marcas mais uma vez teve um desempenho melhor do que o mercado varejista mundial em geral, provando que as marcas fazem a diferença.”
Os resultados do Estudo Global de 2024 são derivados de múltiplas fontes de informações de mercado, bem como de relatórios de dados de 45 países e de todas as sete principais regiões geográficas. Ao todo, a análise do estudo inclui dados de licenciamento específicos de 899 empresas em todo o mundo.
As principais conclusões do Estudo Global da Indústria de Licenciamento de 2024 incluem:
- O segmento de Entretenimento/Personagens cresceu 9%, atingindo US$ 147,6 bilhões em receitas. Neste segmento, Anime, Videogames e Redes Sociais representaram 38% das receitas licenciadas em 2023. Títulos, personagens ou marcas lançados recentemente representaram 22% do segmento de entretenimento, enquanto títulos, personagens ou marcas perenes representaram 73%.
- As categorias de propriedades com melhor desempenho em 2023 incluíram Música (+16,4%), Entretenimento Baseado em Localização/Atrações Temáticas (+13,5%) e Esportes (+5,6%).
- O maior declínio em uma categoria de produto ocorreu no segmento de brinquedos licenciados, que viu a receita cair 3,5% em 2023. Ficou claro que marcas queridas inspiraram compras, no entanto, já que o mercado geral de brinquedos/jogos caiu 4,5%
- O canal de varejo de comércio eletrônico para o setor de licenciamento expandiu-se novamente em 2023, atingindo uma participação de 37% nas vendas globais de licenciamento.
- Várias regiões relataram taxas de crescimento acima da média do mercado em 2023, incluindo Norte da Ásia (+9,3%), ME/África (+7,5%), Sul da Ásia/PAC (+7,4%) e Europa Oriental (+7,1%).
Outros resultados do Estudo Global da Indústria de Licenciamento de 2024 da Licensing International serão publicados no relatório completo, incluindo análises regionais e país por país para os principais mercados. O Estudo Global completo será disponibilizado gratuitamente aos membros da Licensing International (e publicamente para compra) ainda este verão (inverno no Brasil).