Com quase 1 milhão de peças, é a primeira vez que uma construção em LEGO® é desenvolvida em três países simultaneamente e será doada como legado cultural a uma cidade
Entre agosto e setembro, o Brasil será o primeiro país da América do Sul a sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e a LEGO®, líder mundial em brinquedos de montar, não poderia deixar de participar do momento, muito menos de homenagear a cidade anfitriã: o Rio de Janeiro, como legítima detentora do Movimento Olímpico durante os Jogos.
Com quase 1 metro de altura, cerca de 20 m², mais de uma tonelada e meia e com 947 mil peças, a empresa montou a sua maior construção já realizada para a América Latina: uma maquete do Rio de Janeiro totalmente feita de LEGO, que reproduz 25* ícones da cidade-sede, escolhidos em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM).
É a primeira vez que uma construção desse tipo demandou esforços de três equipes de diferentes fábricas da LEGO de forma simultânea, localizadas nos Estados Unidos, Dinamarca e República Checa. Foram necessárias mais de 50 pessoas no projeto, comandado pelos Master Builders Dan Steininger, Chris Steininger e Paul Chrzan. Juntos, os três possuem mais de 50 anos de experiência com LEGO e será a primeira vez que virão ao Brasil. Segundo eles, a inovação do modelo está na visão artística, o que também foi um grande desafio na representação de diferentes ícones da cidade.
A maquete ficará exposta no Porto Maravilha, dentro do Boulevard Olímpico – Live Site dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos –, no período de 5 de agosto a 21 de agosto* – e será aberta ao público para visitação. Após o encerramento das Olimpíadas, o modelo será doado pelo Grupo LEGO à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que a encaminhará ao Museu da Cidade, no Parque da Cidade, na Gávea.
Segundo Christian M. Petersen, Presidente da LEGO do Brasil, “a cidade que recebe o evento atrai a atenção mundial e se torna a capital guardiã do espírito olímpico durante os Jogos. A LEGO, que promove valores como: imaginação, criatividade, aprendizado e diversão, decidiu materializar tais valores em uma construção, que será doada em prol de um evento que agrega ao local que o recebe tanto ativos tangíveis – ambiental, social, urbano e econômico – quanto intangíveis, como aumento do orgulho nacional e redescoberta dos bens culturais”.
Para o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro, a maquete do Rio produzida pela LEGO será uma atração à parte. “Entre as várias atrações que teremos no Porto Maravilha, uma região que passa por uma profunda revitalização, a maquete certamente terá destaque. Muita gente vai querer ver a nossa cidade em miniatura, em uma versão lúdica. Esse trabalho que a LEGO® costuma fazer sempre atrai a curiosidade das pessoas. Trata-se de uma empresa consagrada em seu ramo de atuação e que virou sinônimo de qualidade”, afirma Joaquim.
Os *25 ícones representados na maquete de LEGO da cidade do Rio de Janeiro:
- Cristo Redentor
- Pão de Açúcar
- Copacabana Palace
- Calçadão de Copacabana
- Arpoador
- Calçadão de Ipanema
- Lagoa Rodrigo de Freitas
- Jardim Botânico
- Floresta da Tijuca
- Morro Dois Irmãos
- Pedra da Gávea
- Parque Olímpico do Rio
- Parque Radical
- Parque Madureira
- Estádio Olímpico Nilton Santos (conhecido popularmente por Engenhão)
- Igreja da Penha
- Avenida Brasil / BRT
- Estádio do Maracanã
- Sambódromo da Marquês de Sapucaí
- Praça Mauá
- Arcos da Lapa
- VLT
- Aterro do Flamengo
- Comunidade Dona Marta
- Catedral Metropolitana
Serviço:
Local: Boulevard Olímpico – Avenida Alfred Agache, s/n – Praça do Povo – Centro – RJ.
Data: 05/08 a 21/08/2016 (Jogos Olímpicos). *As datas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Endereço: Região Portuária do Rio de Janeiro – Porto Maravilha
Horário: diariamente, das 11h às 21h, fechamento do local às 22h.
Cadastramento: não haverá necessidade de cadastramento antecipado. A entrada de visitantes será feita por ordem de chegada e de acordo com a capacidade do local.
A visitação da maquete terá a duração de 15 minutos para cada grupo de 70 participantes e estará aberta ao público de todas as idades, observado que crianças e jovens de até 14 anos deverão estar acompanhados de um adulto responsável. Poderá ser exigida a apresentação de documento de identidade com foto para comprovação de idade.
Sobre o Grupo LEGO®
O Grupo LEGO® é uma empresa privada com sede em Billund, na Dinamarca. A empresa é de propriedade da família Kirk Kristiansen, que fundou o Grupo em 1932. Atua no desenvolvimento de crianças por meio de aprendizado e diversão, fornecendo brinquedos e materiais de ensino para elas em mais de 140 países.
Conheça o site da LEGO® Brasil: www.legobrasil.com.br.
Sobre o Porto Maravilha
A Operação Urbana Consorciada da Região do Porto do Rio de Janeiro, conhecida como Porto Maravilha, representa mudança estrutural e de longo prazo no tecido urbano do centro da cidade. Para conduzir esse processo de transformação, foi montada uma modelagem institucional e financeira inédita, de modo a permitir estabilidade e a qualidade desejada em termos de desenvolvimento urbano, econômico e social. Para atrair o interesse de investidores e conseguir financiamento para as obras de renovação urbana do Porto Maravilha, foi criada a Lei Municipal Complementar n° 101/2009, que autoriza o aumento do potencial construtivo na região, ou seja, permite a construção além dos limites atuais, com exceção das áreas de preservação, de patrimônio cultural e arquitetônico, e dos prédios destinados ao serviço público. Para explorar este novo potencial construtivo, os interessados deverão comprar os Certificados de Potencial Adicional Construtivo (CEPACs). Todo o valor arrecadado com a venda dos CEPACs é obrigatoriamente investido na melhoria da infraestrutura urbana e em serviços na região.
Dentre as intervenções do Porto Maravilha, estão: a construção de quase 5 km de túneis, a reurbanização de 70 km de vias e 650.000 m² de calçadas e a reconstrução de 700 km de redes de infraestrutura urbana (água, esgoto, drenagem, energia elétrica, gás natural, telecomunicações e iluminação pública). A demolição dos 4,7 km de Elevado da Perimetral abriu caminho à implantação do novo sistema de mobilidade urbana. A construção de 17 km em ciclovias e o plantio de 15 mil árvores trarão nova ambiência. As novas redes e sistemas de abastecimento de água, esgoto, drenagem, gás natural, energia elétrica, telecomunicações e iluminação pública foram dimensionadas a longo prazo tanto para o adensamento de população como para mudanças climáticas. Com a ampliação de calçadas e adoção de vias exclusivas para pedestres, os padrões de urbanização favorecem a mobilidade a pé, não motora e via transporte público não poluente. Serviços de coleta seletiva e gestão inteligente de trânsito, dentre outros, garantem melhora significativa da qualidade de vida no lugar.
Fonte: ADS Comunicação Corporativa – Fernanda Bernardini, Silvia Balzan e Marcelo Domingues – (11) 5090-3040.