Marca de produtos para bebês celebra 45 anos

Com o lema “We love babies”, a austríaca MAM se dedica desde 1976 a produzir chupetas, mamadeiras, itens que apoiam o aleitamento materno e produtos para o desenvolvimento oral de bebês com design atraente e inovador, seguros e associados a benefícios médicos comprovados. Pela inovação, segurança e exclusividade que emprega em seus produtos, a marca conquistou a posição de liderança mundial e tornou-se a principal referência na categoria. Presente em mais de 60 países, chegou no Brasil em 1998, mantendo o objetivo de apoiar ao máximo o desenvolvimento individual de todas as crianças e tornar mais fácil o dia a dia dos pais com bebês.  Por falar em Brasil, o País é um dos principais mercados em expansão para a MAM e dos mais relevantes nas Américas, já que tem uma das mais altas taxas de natalidade.

 

A diretora de marketing e vendas, Marcela Issa explica como a MAM desenvolve seus produtos combinando design com funcionalidade e expertise médica. Em relação ao design, são consideradas a estética, a moda e a influência de estilos. Sobre a funcionalidade, todos os itens são lançados com uma função que possa ajudar no dia a dia dos pais, por exemplo, a mamadeira que se autoesteriliza no micro-ondas. Já a contribuição médica vem dos colaboradores médicos da MAM que ajudam a conceber e incorporar características nos produtos para que estejam adequados aos respectivos consumidores.

No Brasil, a linha de cuidado oral da MAM tem o selo de aprovação da ABOPED – Associação Brasileira de Odontopediatria. “Mas o que realmente importa é a grande aceitação dos nossos produtos pelos pais e bebês ao redor do mundo e que nos confere a liderança de mercado em vários países, incluindo o Brasil”, ressalta a diretora.

 

 

Reconhecimento pela qualidade

 

A MAM trabalha mantendo a segurança dos produtos no centro das suas atividades e por este desempenho recebeu a Menção Honrosa pela Comissão Europeia do EU – ‘Product Safety Awards’. A empresa não só definiu como excedeu as normas de segurança para chupetas e equipamentos de alimentação. “É um reconhecimento do nosso papel de liderança no desenvolvimento de normas relevantes, que aumentaram o nível de segurança em todo o setor. Foi uma grande conquista porque esse prêmio normalmente é atribuído apenas a um único produto e não a uma linha completa”, comemora Marcela.

 

 

A nova chupeta Comfort: pequena, leve e 100% em silicone

Sempre apresentando novidades e inovações, a MAM, que desenvolve produtos isentos de bisfenol (BPA e BPS), traz como principal lançamento nestes primeiros meses de 2021 a chupeta Comfort, feita 100% em silicone de alta qualidade. O segmento de chupetas 100% de silicone representou quase 20% do total de chupetas vendidas no País em 2020.

 

A Comfort é recomendada para bebês de 0 a 2 meses, tem bico e escudo menores para facilitar a adaptação ao pequeno rosto do bebê e, segundo o fabricante, é 32% mais leve do que outras chupetas de silicone. Disponível em embalagens com duas unidades, vem acompanhada de uma prática caixa para esterilização e transporte.

 

Em 2020 a MAM obteve um aumento expressivo em participação no mercado de aleitamento materno, com o lançamento da Bomba Tira-Leite Manual, um produto exclusivo voltado à rotina de amamentação. “Pretendemos explorar ainda mais nossa presença na categoria de aleitamento materno, reforçando nossa linha de produtos com lançamentos que irão completar o portfólio, como as bombas elétricas, e gerar valor tanto para as mamães quanto para o varejo.”

Presente em mais de 10 mil pontos de venda, contemplando dois principais canais: farmácias e baby shops, a MAM vem registrando em 2021 um ótimo desempenho no mercado brasileiro. Em comparação com os cinco primeiros meses do ano passado, houve um acréscimo de 35% em todos os canais de vendas. “A expectativa para o segundo semestre é a manutenção do patamar de crescimento já obtido no primeiro semestre de 2021, acompanhando a evolução do mercado brasileiro. Além disso, a perspectiva é fortalecer e expandir nosso relacionamento pelo País em pequenos e grandes polos do mercado, já que em 2020 a MAM foi introduzida em importantes players do varejo regional”, planeja Marcela.

  

Números revelam os cuidados da MAM com a saúde dos bebês e a segurança dos produtos.

 

  • As chupetas são submetidas a 40 testes
  • As mamadeiras passam por 28 testes antes de serem disponibilizadas para venda
  • Em 2016 foram realizados 52 estudos de pesquisa de mercado com 12 mil pessoas de 10 países
  • Em 2018 foram mais de 12 mil horasde testes de qualidade em 400 mil produtos
  • A MAM trabalha no mundo todo com 20 parceiros médicos no desenvolvimento dos seus produtos
  • São vendidos cerca de 70 milhões de artigos da MAM por ano

 

MAM investe no comércio eletrônico

Há um ano a MAM Baby lançou sua plataforma de comércio on-line para varejistas do segmento farmacêutico e infantil. Além de ser uma ferramenta adicional de vendas, o objetivo é facilitar a rotina de compras de sua base de clientes. O canal é também uma porta de entrada para que os pequenos comerciantes tomem conhecimento do universo da MAM.

 

Chamada “Venda MAM Baby”, a plataforma oferece condições especiais aos clientes, como: facilitação das compras de itens unitários, sem a necessidade de alcançar um valor mínimo; liberdade para que os próprios lojistas e executivos façam suas compras; possibilidade de emissão de segunda via do boleto para pagamento; descontos especiais e progressivos; informações completas e acompanhamento do pedido em tempo real.

 

Desde maio de 2019 a MAM está presente no e-commerce para o consumidor final e, em junho de 2020, lançou a plataforma de apoio a comunidade médica, a MAM Professionals, os segmentos farmacêutico e infantil. “Nós, da MAM, buscamos sempre o melhor para nossos públicos, e criar a plataforma B2B foi um dos meios que encontramos para proporcionar mais informação e facilidade no momento de compra de nossos clientes lojistas. Essa expansão no meio digital também é uma oportunidade de trazer maior visibilidade à marca e deixar as portas abertas para novos consumidores”, detalha Isabel Vasconcellos, gerente nacional de trade marketing da MAM Baby Brasil.

 

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui