Com o lema “We love babies”, a austríaca MAM se dedica desde 1976 a produzir chupetas, mamadeiras, itens que apoiam o aleitamento materno e produtos para o desenvolvimento oral de bebês com design atraente e inovador, seguros e associados a benefícios médicos comprovados. Pela inovação, segurança e exclusividade que emprega em seus produtos, a marca conquistou a posição de liderança mundial e tornou-se a principal referência na categoria. Presente em mais de 60 países, chegou no Brasil em 1998, mantendo o objetivo de apoiar ao máximo o desenvolvimento individual de todas as crianças e tornar mais fácil o dia a dia dos pais com bebês. Por falar em Brasil, o País é um dos principais mercados em expansão para a MAM e dos mais relevantes nas Américas, já que tem uma das mais altas taxas de natalidade.
A diretora de marketing e vendas, Marcela Issa explica como a MAM desenvolve seus produtos combinando design com funcionalidade e expertise médica. Em relação ao design, são consideradas a estética, a moda e a influência de estilos. Sobre a funcionalidade, todos os itens são lançados com uma função que possa ajudar no dia a dia dos pais, por exemplo, a mamadeira que se autoesteriliza no micro-ondas. Já a contribuição médica vem dos colaboradores médicos da MAM que ajudam a conceber e incorporar características nos produtos para que estejam adequados aos respectivos consumidores.
No Brasil, a linha de cuidado oral da MAM tem o selo de aprovação da ABOPED – Associação Brasileira de Odontopediatria. “Mas o que realmente importa é a grande aceitação dos nossos produtos pelos pais e bebês ao redor do mundo e que nos confere a liderança de mercado em vários países, incluindo o Brasil”, ressalta a diretora.
Reconhecimento pela qualidade
A MAM trabalha mantendo a segurança dos produtos no centro das suas atividades e por este desempenho recebeu a Menção Honrosa pela Comissão Europeia do EU – ‘Product Safety Awards’. A empresa não só definiu como excedeu as normas de segurança para chupetas e equipamentos de alimentação. “É um reconhecimento do nosso papel de liderança no desenvolvimento de normas relevantes, que aumentaram o nível de segurança em todo o setor. Foi uma grande conquista porque esse prêmio normalmente é atribuído apenas a um único produto e não a uma linha completa”, comemora Marcela.
A nova chupeta Comfort: pequena, leve e 100% em silicone
Sempre apresentando novidades e inovações, a MAM, que desenvolve produtos isentos de bisfenol (BPA e BPS), traz como principal lançamento nestes primeiros meses de 2021 a chupeta Comfort, feita 100% em silicone de alta qualidade. O segmento de chupetas 100% de silicone representou quase 20% do total de chupetas vendidas no País em 2020.
A Comfort é recomendada para bebês de 0 a 2 meses, tem bico e escudo menores para facilitar a adaptação ao pequeno rosto do bebê e, segundo o fabricante, é 32% mais leve do que outras chupetas de silicone. Disponível em embalagens com duas unidades, vem acompanhada de uma prática caixa para esterilização e transporte.
Em 2020 a MAM obteve um aumento expressivo em participação no mercado de aleitamento materno, com o lançamento da Bomba Tira-Leite Manual, um produto exclusivo voltado à rotina de amamentação. “Pretendemos explorar ainda mais nossa presença na categoria de aleitamento materno, reforçando nossa linha de produtos com lançamentos que irão completar o portfólio, como as bombas elétricas, e gerar valor tanto para as mamães quanto para o varejo.”
Presente em mais de 10 mil pontos de venda, contemplando dois principais canais: farmácias e baby shops, a MAM vem registrando em 2021 um ótimo desempenho no mercado brasileiro. Em comparação com os cinco primeiros meses do ano passado, houve um acréscimo de 35% em todos os canais de vendas. “A expectativa para o segundo semestre é a manutenção do patamar de crescimento já obtido no primeiro semestre de 2021, acompanhando a evolução do mercado brasileiro. Além disso, a perspectiva é fortalecer e expandir nosso relacionamento pelo País em pequenos e grandes polos do mercado, já que em 2020 a MAM foi introduzida em importantes players do varejo regional”, planeja Marcela.
Números revelam os cuidados da MAM com a saúde dos bebês e a segurança dos produtos.
- As chupetas são submetidas a 40 testes
- As mamadeiras passam por 28 testes antes de serem disponibilizadas para venda
- Em 2016 foram realizados 52 estudos de pesquisa de mercado com 12 mil pessoas de 10 países
- Em 2018 foram mais de 12 mil horasde testes de qualidade em 400 mil produtos
- A MAM trabalha no mundo todo com 20 parceiros médicos no desenvolvimento dos seus produtos
- São vendidos cerca de 70 milhões de artigos da MAM por ano
MAM investe no comércio eletrônico
Há um ano a MAM Baby lançou sua plataforma de comércio on-line para varejistas do segmento farmacêutico e infantil. Além de ser uma ferramenta adicional de vendas, o objetivo é facilitar a rotina de compras de sua base de clientes. O canal é também uma porta de entrada para que os pequenos comerciantes tomem conhecimento do universo da MAM.
Chamada “Venda MAM Baby”, a plataforma oferece condições especiais aos clientes, como: facilitação das compras de itens unitários, sem a necessidade de alcançar um valor mínimo; liberdade para que os próprios lojistas e executivos façam suas compras; possibilidade de emissão de segunda via do boleto para pagamento; descontos especiais e progressivos; informações completas e acompanhamento do pedido em tempo real.
Desde maio de 2019 a MAM está presente no e-commerce para o consumidor final e, em junho de 2020, lançou a plataforma de apoio a comunidade médica, a MAM Professionals, os segmentos farmacêutico e infantil. “Nós, da MAM, buscamos sempre o melhor para nossos públicos, e criar a plataforma B2B foi um dos meios que encontramos para proporcionar mais informação e facilidade no momento de compra de nossos clientes lojistas. Essa expansão no meio digital também é uma oportunidade de trazer maior visibilidade à marca e deixar as portas abertas para novos consumidores”, detalha Isabel Vasconcellos, gerente nacional de trade marketing da MAM Baby Brasil.