Mauricio de Sousa e Mônica Sousa encontram com a ministra Ideli Salvatti

Em Brasília, o desenhista e sua filha discorreram com a ministra sobre a participação da Mauricio de Sousa Produções em campanhas contra a exploração de crianças e adolescentes   

Mauricio de Sousa e sua filha Mônica Sousa foram recebidos pela ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em Brasília, na última sexta-feira, 16. Na ocasião, foi discutido o trabalho do desenhista e da Mauricio de Sousa Produções (MSP) em campanhas de prevenção e combate da SDH ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

No encontro, a ministra também apresentou a Mauricio e Mônica o aplicativo Proteja Brasil. O objetivo do app é facilitar denúncias de violência contra menores. Por meio da localização do usuário, o Proteja Brasil – disponível para tablets e smartphones – indica o serviço e localização completos de delegacias e organizações públicas mais próximas de apoio a crianças e adolescentes.

Com o intuito de fortalecer as campanhas e programas de prevenção e combate ao abuso de menores, Mauricio de Sousa se disponibilizou para divulgar as ações da Pasta e o Disque 100, número para denúncias contra os direitos humanos. A proposta do desenhista é reforçar o tema nas publicações da MSP, inserindo ao universo infantil a conscientização sobre este tipo de violência.

Mauricio de Sousa tem feito parte de diversas campanhas sobre cidadania, saúde e ecologia junto a entidades sociais e governamentais. Nesses mais de 50 anos já participou de cerca de 60 projetos institucionais para os quais abre mão dos direitos autorais de seus famosos personagens. 

msp

Mauricio de Sousa e a ministra Ideli Salvatti. Na foto à direita, a Ministra Ideli Salvatti, com Mauricio de Sousa e Mônica Sousa

Crédito fotos: Mariana Leal. 

Sobre Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. O autor já alcançou o extraordinário número de um bilhão de revistas publicadas.  Mais de 100 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções:

A MSP é a empresa responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os projetos relacionados com as figuras da Turma da Mônica e demais personagens (eventos, shows, parques de diversões, etc.). Em sua trajetória, que já dura 50 anos, a empresa conquistou aproximadamente 86% do mercado brasileiro na área de quadrinhos, possui o quarto maior estúdio do setor no mundo, e alcançou o número de 100 títulos de livros lançados por ano, totalizando dois milhões de exemplares nas livrarias. No licenciamento, a MSP trabalha com média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3.000 itens.

Fontes: Jal Comunicação [Mauricio de Sousa Produções] – José Alberto Lovetro. 

Way Comunicações – Bete Faria Nicastro – (11) 3862-1586.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui