McDonald’s aposta na nostalgia com o McDonaldLand

No quarto trimestre de 2024, o McDonald’s viu uma queda de 1,4% nas vendas comparáveis nos EUA. A Yahoo Finance e o The New York Post noticiaram que a queda veio de uma miríade de fatores, incluindo mudanças no comportamento do consumidor, pressões econômicas e alguma publicidade negativa. Agora, a Yahoo Finance reporta uma recuperação, com um crescimento de 3,8% nos últimos três meses. Novas estratégias da rede de fast-food, incluindo a introdução e extensão de ofertas de US$ 5, ajudaram nessa recuperação. Para continuar o crescimento, o McDonald’s está apostando em uma tendência experimentada e verdadeira em todos os setores: a nostalgia.

Pela primeira vez em mais de 20 anos, Ronald McDonald, Grimace, Birdie, Hamburglar, Mayor McCheese e os Fry Friends estão oficialmente de volta ao centro das atenções para os frequentadores do McDonald’s. Os fãs estão convidados a visitar o Golden Arches para pegar o novo McDonaldland Meal, a partir de 12 de agosto.

A refeição apresenta um novo Mt. McDonaldland Shake de edição limitada – uma ode a um de seus principais marcos. Também vem com uma escolha de Quarter Pounder com Queijo ou Chicken McNuggets de 10 unidades, World Famous Fries e um souvenir colecionável (com seis opções) que o McDonald’s diz que “certamente desbloqueará memórias importantes”.

“Nos últimos anos, vimos como os fãs acorrem aos nossos personagens, de Grimace ao Hamburglar”, diz Jennifer “JJ” Healan, vice-presidente de marketing, marca, conteúdo e cultura dos EUA, do McDonald’s. “Mas muitos, especialmente a nova geração, não sabem que isso é apenas a ponta do iceberg. Existe um mundo mágico inteiro de McDonaldland cheio de personagens, lugares e história. E assim, pela primeira vez em décadas, estamos levando os fãs a uma viagem à McDonaldland com uma experiência imersiva que aproveita o passado para criar o futuro. É uma chance de darmos aos fãs uma nova maneira moderna de experimentar este mundo mágico.”

 

McDonaldland abriu suas portas pela primeira vez em 1971, apresentando aos fãs os personagens e sua casa cheia de Apple Pie Trees e Hamburger Patches. Por mais de 20 anos, McDonaldland foi destaque em tudo, desde jogos a filmes, e os personagens desenvolveram um séquito de fãs. Ao longo dos anos, o McDonald’s usou seu programa de licenciamento para celebrar esses personagens clássicos. Em 2023, a Crocs lançou uma coleção de sapatos inspirada em Grimace, Hamburglar e outros personagens. Em 2024, a Loungefly revelou uma coleção de bolsas com arte de personagens clássicos. No início deste ano, o McDonald’s investiu na cultura de jogos com sua maior campanha de todos os tempos, apresentando um McLanche Feliz Minecraft de edição limitada, itens colecionáveis exclusivos, experiências digitais e um novo molho para celebrar “A Minecraft Movie”.

Agora, com o relançamento de McDonaldland, os fãs podem pegar produtos de edição limitada de colaborações com a Pacsun (a partir de 12 de agosto), com conjuntos de moletom e camisetas gráficas, e Away, incluindo etiquetas de bagagem e pingentes de bolsa de cortesia com qualquer compra em lojas de varejo Away a partir de 18 de agosto, enquanto durarem os estoques.

Atingir os consumidores com memórias positivas provou ser bem-sucedido para várias outras marcas. A License Global tem relatado consistentemente como a nostalgia auxilia no crescimento da marca e na ideação de produtos de consumo licenciados. Agora, enquanto o McDonald’s está voltando para uma trajetória ascendente, a empresa está apostando nessa estratégia para ressolidificar memórias positivas da marca para os consumidores. A estratégia permite recuperar a confiança, acelerar o momento positivo e atrair seus consumidores a gastar dinheiro com a marca. A License Global continuará a reportar sobre esta história à medida que ela se desenvolve.

Fonte: Licensing Global