MERCADO CHINÊS APRESENTA 4 PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA 2022

Embora o mercado de bens de luxo da China tenha mantido um crescimento de 20% em 2021, a pandemia também teve um impacto profundo nas percepções do consumidor de luxo, e as marcas devem mudar seu foco de marketing para se adaptar.

Pesquisas revelam que os consumidores nascidos entre 1990 e 2000 são agora 50% do mercado de luxo. Além disso, os canais on-line estão se tornando cada vez mais importantes como uma plataforma para marketing de marca e aumentando a fidelidade do cliente.

Espera-se que o desejo do consumidor chinês por bens de luxo continue a crescer em 2022 a uma taxa estimada de 13%. Em 2025, as Gerações Y e Z serão responsáveis por mais de dois terços do mercado. A Geração Z, a geração mais jovem de gastos da China, são nativos digitais e eles estão dispostos a lidar com novas experiências.

As marcas de luxo continuarão a alavancar oportunidades digitais ao longo dos próximos anos para oferecer aos consumidores experiências de compras inovadoras, usando a tecnologia NFT e a Realidade Aumentada.

Ainda assim, a compra offline continua sendo o canal de vendas mais importante, respondendo por mais de 50% de todo o consumo.

Os canais on-line fornecem aos consumidores caminhos multidimensionais para a comunicação com marcas de luxo. Enquanto isso, os canais off-line oferecem aos consumidores experiências físicas de produtos e serviços que os canais on-line não podem substituir. Quando integrados, os canais ajudam as marcas a construírem a lealdade entre os consumidores.

Crie produtos inovadores

Os jovens se tornaram o centro das atenções das marcas de luxo. O consumo anual de mais de 300.000 pessoas nascidas na década de 90 representava apenas 11% da população total de consumidores, embora respondesse por 40% das vendas.

A digitalização dos processos estabelece melhor comunicação, fornecendo aos consumidores recursos de serviços de luxo inovadores, exclusivos e personalizados. O Tmall Luxury Pavilion criou um canal de compras digital 24 horas chamado Cloud Luxury City, contendo mais de 30 marcas de luxo diferentes. Na plataforma, os consumidores podem usar testes de Realidade Aumentada, interações 3D, minijogos e outros serviços on-line exclusivos fornecidos por marcas de luxo. O Tmall Luxury Pavilion também lançou seis coleções virtuais (NFTs) em colaboração com seis marcas de luxo, permitindo que os consumidores comprem seus produtos físicos favoritos dessas marcas on-line, ao mesmo tempo que recebem um item digital exclusivo com base na tecnologia blockchain.

 

Gerencie o tráfego para fornecer serviços personalizados

Os consumidores de luxo chineses são muito diversificados. Os jovens querem conteúdo interativo e criativo que somente a digitalização da marca pode satisfazer. Portanto, a mídia social deve se tornar uma prioridade – no nível do marketing de marca – pois é uma forma importante de se comunicar com os jovens. O ecossistema WeChat também deve fazer parte da estratégia de marketing da marca, ajudando a aprimorar a experiência geral da marca e estabelecendo um ecossistema omnichannel.

Para clientes fiéis, as mídias sociais podem melhor atendê-los de forma personalizada.

Conforme mencionado, as experiências off-line são insubstituíveis. Aqui estão duas dicas que podem contribuir para o sucesso das marcas:

3. Linhas vintage e de segunda mão

Os consumidores mais jovens hoje têm um grande interesse em comprar produtos vintage de luxo, que também os ajudem a expressar a sua personalidade. Esta demanda por luxo vintage está atraindo mais clientes, e os mercados de luxo vintage e de segunda mão devem alcançar 33 bilhões de euros até o final de 2021.

Os fornecedores chineses de serviços e produtos de luxo vintage estão insatisfeitos com o desempenho de seus negócios on-line em 2021, e as marcas de luxo devem prestar atenção à implantação de lojas offline.

4. Otimização nos layouts das lojas físicas

Além do tamanho do mercado em constante crescimento, as marcas agora também podem ver a contribuição de grupos específicos de pessoas para

O mercado de luxo passa a ter novos consumidores com o aumento da renda da classe média, por isso, as lojas físicas localizadas em regiões onde este movimento vem acontecendo devem estar atentas para que a vitrine e a decoração permitam que as marcas de luxo mostrem sua singularidade e cultura de marca.

A China ainda será o motor do crescimento das marcas de luxo em 2022 e o consumo on-line continuará o seu desenvolvimento. As marcas devem prestar atenção às características das diferentes plataformas e canais para tirar proveito de suas políticas exclusivas. Ao mesmo tempo, as marcas de luxo também devem realizar estratégias diferenciadas em plataformas de e-commerce e lojas offline para oferecer aos consumidores serviços e experiências customizadas que atendam às suas preferências.

Fonte: https://jingdaily.com/

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