Mercado geek já movimenta mais de R$ 20 bilhões e atrai grandes marcas no País

O mercado geek no Brasil está em expansão, movimentando mais de R$ 20 bilhões anualmente e atraindo investimentos de diversas empresas. A CCXP, um dos maiores eventos do setor, registrou um recorde de 139 marcas parceiras este ano.

Marcas como a Fanlab da Riachuelo utilizam o evento para entender as demandas dos consumidores e testar a aceitação de seus produtos, aproveitando o crescimento do licenciamento de marcas e a cultura pop.

A Riachuelo, por exemplo, possui mais de 400 marcas em contratos ativos e criou a Fanlab como resultado desse sucesso.

A NBA estreou na CCXP 2025 visando o público brasileiro, reconhecendo a sinergia entre fãs de basquete e a cultura geek, com um estande imersivo de 540 m² que combinou basquete e entretenimento, incluindo uma loja com linha de roupas inspirada em Stranger Things e uma mini quadra interativa.

Outras marcas, como Seara e 3 Corações, também marcaram presença no evento, lançando produtos e experiências temáticas para atrair o mercado geek, como itens inspirados em Stranger Things e cafeteiras de edição limitada de Star Wars.

Imagem/Fonte: Mercado & Consumo