Adaptação, flexibilidade e fluidez são características da nova identidade
Para começar a contar a história dos próximos 100 anos, a Mercur lançou uma nova expressão de marca. Inovar sempre fez parte da trajetória da indústria de Santa Cruz (RS), que atua nas áreas de saúde e educação. Integrando as comemorações do centenário da empresa, a nova identidade visual foi desenvolvida em parceria com a Kreativ, serviço de inteligência criativa e estratégica de Porto Alegre. Agora, a Mercur aposta em um visual alinhado ao seu posicionamento de cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo.
A cocriação faz parte do DNA da Mercur. Por isso, a evolução do logotipo foi baseada em troca, união e engajamento. A nova marca da Mercur traduz a evolução pela qual a empresa vem passando desde 1924, quando iniciou o negócio com artefatos de borracha, e hoje desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos voltados para pessoas com deficiência. “A mudança surgiu da necessidade de demonstrar a evolução da empresa. A Mercur é uma empresa inquieta que está sempre buscando aprimorar seu modo de desenvolver produtos e se relacionar com as pessoas”, explica Camila Severo, que atua na Gestão da Comunicação da Mercur.
Em seu design, conservou a conhecida identidade, mas ganhando mais modernidade e representatividade nos elementos gráficos. A tipografia foi inspirada na maleabilidade da borracha, que é principal matéria-prima da empresa e carrega em si a fluidez e a conexão entre as letras. O deus Mercúrio ganhou formas mais atuais, mas mantém seu histórico contado através dos anos pela empresa. “A marca precisa acompanhar as últimas movimentações da empresa, tais como: produtos com matérias-primas renováveis, nacionalização de produtos, lançamento de órtese de alta performance, etc. Queremos entregar mais valor para as pessoas e não ser somente mais um produto na prateleira de uma loja. Adaptação, flexibilidade e fluidez são características que nos definem”, esclarece Camila.
A mudança pode ser percebida também na letra e nas cores. “O lettering carrega maleabilidade, como a borracha. As cores azul e verde já faziam parte do universo da empresa. O azul representa a educação e o verde a saúde. No entanto, demos uma maior dimensão a elas. Azul é a cor do céu, da confiança e da harmonia. Verde está relacionado à consciência ambiental. A combinação do verde e azul é quando a terra e o céu se unem. Temos uma marca mais contemporânea que carrega uma linguagem fotográfica e iconográfica que traz a leveza e a solidez de uma empresa centenária”, complementa Camila.
“Nós buscamos criar uma identidade visual que represente a evolução que a Mercur vem passando. A nova marca segue com aspectos que já são consolidados na sociedade, mas sendo atual, moderna e representativa. O interessante é que foi um processo que contou com a participação de todos, até chegar neste resultado que envolve a flexibilidade em seu logotipo, o deus Mercúrio em seu símbolo e o temporizador acompanhando as características do logotipo”, salienta Rafael Bohrer, sócio-fundador da Kreativ, responsável pela nova marca da Mercur.