As regiões Norte e Sul lideraram o crescimento no mês, com altas de 7,1% e 5,9%, respectivamente
Em setembro, o mercado de varejo físico nacional registrou alta de 2,1% de visitantes em relação ao mesmo mês do ano anterior. O movimento reforça a tendência de recuperação gradual do setor, com destaque para as regiões Norte e Sul. Outro destaque fica para as lojas de rua, que superaram o desempenho de shopping centers no mês.
Os dados são da IICV Seed (Índice de Intenção de Consumo no Varejo), levantamento mensal produzido pela Seed Digital, empresa de tecnologia com foco em inteligência de mercado para gestão do varejo físico.
O resultado reflete o aquecimento gradual da demanda interna, impulsionado por fatores macroeconômicos e pela expectativa positiva em torno das negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
Mais do que um avanço pontual, a variação positiva reforça uma tendência sólida de recuperação. O terceiro trimestre encerrou com crescimento acumulado de 0,8% frente a 2024, consolidando um cenário de maior estabilidade e otimismo para o início do último trimestre do ano.
“O resultado de setembro confirma que o varejo físico brasileiro entra no último trimestre de 2025 mais equilibrado. O consumidor está voltando às lojas com mais confiança, buscando conveniência, atendimento e experiência, por isso os lojistas necessitam estar cada vez mais preparados para esta demanda, que tende a crescer neste último trimestre, momento que se aproximam as festas de fim de ano e que o consumidor está mais disposto a investir”, destaca Sidnei Raulino, CEO da Seed Digital.
De acordo com os dados apresentados, os indicadores de confiança do consumidor continuam em trajetória de recuperação, embora ainda com certo grau de cautela nas decisões de compra, um comportamento típico de momentos de ajuste econômico. Com a chegada das principais datas comerciais do calendário, como o Dia das Crianças, Black Friday e Natal, a expectativa é de aceleração das vendas no quarto trimestre.
Regiões Norte e Sul se destacam
As regiões Norte e Sul lideraram o desempenho do mês, com altas de 7,1% e 5,9%, respectivamente. No Norte, a expansão foi sustentada pelo dinamismo econômico local e pela antecipação de investimentos relacionados à COP 30, que será sediada no Pará.
Já a Região Sul apresentou forte reação após dois meses de retração, impulsionada pelas celebrações culturais típicas de setembro, como a Semana Farroupilha, que tradicionalmente movimenta o comércio e reforça a identidade regional.
A Região Centro-Oeste também mostrou recuperação consistente, com alta de 5,3%, enquanto o Sudeste manteve sua trajetória positiva pelo terceiro mês consecutivo (+0,6%).
O Nordeste, por sua vez, foi o único destaque negativo, com queda de 2,3% no mês.
Lojas de rua avançam e superam shoppings
Em setembro, as lojas de rua apresentaram desempenho superior, com crescimento de 3,2%, enquanto as lojas de shopping registraram leve retração de 1,6%.
A expectativa para outubro, contudo, é positiva para ambos os formatos, com as campanhas sazonais e do feriado do Dia das Crianças.
Telefonia lidera o ranking de categorias do varejo
Entre os segmentos analisados, Telefonia se destacou com alta de 3,4%, impulsionada pelo lançamento de novos produtos e ciclos de renovação tecnológica promovidos por grandes marcas. A categoria de Moda e Acessórios também sinalizou recuperação, com leve avanço de 0,3%, acompanhando o início das coleções primavera/verão.
Em contrapartida, os setores de Artigos para Casa e Calçados e Acessórios apresentaram quedas mais expressivas, de -6,5% e -6,4%, respectivamente.