Resumo:
- Em busca de novas maneiras de manter os produtos “vivos”, a Nike está lançando o programa Nike Refurbished, que recebe de volta calçados usados, quase novos ou imperfeitos, e os recondiciona e limpa para serem revendidos nas lojas Nike com desconto.
- O programa está sendo lançado em 15 lojas da Nike nos Estados Unidos, de acordo com um comunicado da empresa, com planos de expansão ainda este ano. Os produtos recondicionados serão vendidos nas lojas outlet da Nike Factory, Nike Unite e nas lojas Nike Community, de acordo com o site, embora a maioria das 15 lojas iniciais estejam localizadas em centros de outlet.
- Os itens que podem ser restaurados para “o mais próximo possível da condição de nova” são reabastecidos como produtos Recondicionados da Nike, enquanto aqueles que não podem ser recondicionados para esse nível podem ser doados a um parceiro da comunidade ou reciclados em materiais e produtos através do Nike Grind.
A tática foi adotada por vários varejistas de outdoor ao longo dos anos, já que essas empresas tendem a estar na vanguarda das preocupações ambientais. A North Face em 2018 começou a testar uma linha de produtos recondicionada, enquanto a REI expandiu suas próprias vendas e ofertas de equipamentos usados ao longo dos anos, e a Patagonia está até testando lojas para seu negócio de revenda Worn Wear.
Mas, à medida que cresce o interesse em comprar de marcas sustentáveis, apesar da pandemia, a tendência foi além da primeira onda de empresas. O eBay em outubro do ano passado lançou um programa de “Recondicionados Certificados” para vender itens usados, que devem ser limpos e inspecionados antes de serem revendidos aos consumidores, e a Nordstrom em janeiro do ano passado lançou uma loja de revenda de roupas abastecida com produtos consertados e recondicionados.
Para a Nike, o esforço faz parte de seus objetivos maiores de sustentabilidade, que incluem doar, reformar ou reciclar 10 vezes mais produtos usados ou defeituosos até 2025 do que atualmente, entre outros. De acordo com Nicole Otto, vice-presidente da Nike Direct North America, a Nike está focada em tornar seus materiais mais sustentáveis, pois eles representam 70% de sua emissão de carbono. No momento, isso significa que 78% dos produtos contêm algum material reciclado, mas a empresa quer aumentar esse número e também estabeleceu a meta de levar 100% dos resíduos de material de volta para a cadeia de abastecimento.
“Sabemos que o tamanho e a escala de nosso negócio são os principais motores para manter um planeta saudável e igualdade de condições para todos, por isso tornamos isso parte de nosso compromisso corporativo de servir melhor nossos consumidores e ao mesmo tempo proteger o planeta”, disse Otto por e-mail . “Como parte desse compromisso mais amplo de “Move to Zero”, nossa equipe de Cadeia de Suprimentos viu uma oportunidade de reduzir nossa emissão de resíduos no varejo por meio de um pipeline integrado que dá aos produtos uma segunda vida. Depois de testar esses recursos por quase dois anos, usamos esses aprendizados para desenvolver e lançar o Nike Refurbished.”
O varejista também observou em seu anúncio que fez uma parceria com a Lyft para criar 40 estações de encaixe para bicicletas elétricas e scooters usando, em parte, material Nike Grind. O programa Nike Grind reciclou mais de 130 milhões de libras de resíduos, de acordo com a Nike.