Equipes de marketing têm aproveitado para desenvolver novas campanhas para educação e entretenimento das crianças
Após a pandemia do Covid-19, cujo início se deu em dezembro na China e hoje acomete todos os continentes, o mundo dificilmente será o mesmo. No Brasil, sempre dividido pelas desigualdades, parte privilegiada da população se cobre de álcool em gel e se abriga em casa, enquanto muitos trabalhadores seguem diariamente para o serviço em vagões cheios, sujeitos a todo tipo de contaminação e disseminação de doenças.
Ainda que tenham sido decretadas medidas de quarentena para o comércio e outros serviços, tanto no governo Federal como no Estadual, a principal preocupação ainda parece ser com as próximas disputas eleitorais e não propriamente com o controle do coronavírus.
Em meio a tudo isso, grande parte da população está disposta a contribuir. As empresas instalaram o esquema de home office, as crianças deixaram de ir para a escola e as faculdades também suspenderam as aulas presenciais para oferecer, em alguns casos, aulas on-line, e os idosos foram isolados na medida do possível. Assim estamos reaprendendo a consumir somente o necessário e a conviver em família.
Neste cenário, questões importantes como valores, experiências e emoções tornam-se um prato cheio para as marcas. Com isso, as equipes de marketing brasileiras têm aproveitado para desenvolver novas campanhas sobre temas relevantes para educação e entretenimento da população a fim de conter o número de casos e, claro, alimentar um ponto de contato – no ambiente virtual – extremamente utilizado pelo público durante o isolamento social.
A seguir, confira algumas ações especiais implementadas pelos licenciadores no Brasil que podem trazer mudanças na forma de enxergar o entretenimento como negócio:
Turma da Mônica
A Mauricio de Sousa Produções está desenvolvendo diversas ações com os personagens da Turma da Mônica, entre eles, conteúdos para maratonar com a família, desde a Turma da Mônica Clássica à Turma da Mônica Toy.
Os vídeos estão sendo postados no canal do YouTube de graça. Posts especiais nos perfis no Facebook, Instagram e Twitter também estão sendo feitos. Com um trabalho especial de curadoria, serão montadas maratonas temáticas duas vezes por semana disponibilizadas nas redes da MSP.
Vila Sésamo
A Vila Sésamo lançou a campanha “Cuidando um do outro” em resposta ao coronavírus e a Lotus Global MKT Brasil está fornecendo conteúdos para estimular atividades de aprendizado lúdicas, como vídeos, jogos e desenhos através do site.
No canal do Youtube, diversos conteúdos também foram postados nos últimos dias.
Glitter Model
A Glitter Model, da Universal Brand Development, vai liberar em seu site oficial imagens para colorir, caça-palavras, jogo dos sete erros e quiz, tudo para download gratuito.
Outra ação adotada é que as imagens para colorir serão postadas nas redes sociais oficiais da Glitter Model e as imagens mais curtidas ganharão brindes exclusivos da série.
Como parte do plano de incentivo da GloboPlay para que as crianças tenham diversão em casa, foram disponibilizadas as temporadas 1 e 2 do desenho na plataforma.
Giramille
A Giramille disponibilizou todos os seus conteúdos, incluindo os novos games que seriam divulgados com a chegada do novo aplicativo e desenhos para download.
https://www.instagram.com/p/B9wqvENBN3c/
Peppa Pig
O canal no Youtube da Peppa Pig no Brasil também está recebendo conteúdos do desenho nos últimos dias.
No Facebook, a eOne disponibilizou algumas atividades como caça-palavras, quebra-cabeça e cálculos matemáticos. Em breve, quatro aplicativos para download gratuito também serão liberados.
As Meninas Superpoderosas
O canal das Meninas Superpoderosas, da Cartoon Network, também abasteceu o Youtube com vídeos.
Mundo Bita
O Mundo Bita abraçou a campanha #ficaemcasa, e o Mr. Plot junto com a Tycoon 360, vem criando conteúdo para ajudar mamães e papais que estão em isolamento com a criançada.
Outra ação feita exclusivamente para esse período foi o pocket show que aconteceu no Instagram com Chaps Melo nos vocais, acompanhado dos músicos Vinispace e Walman.
Gloob
Além das séries liberadas para o Globoplay, a Globo abriu o sinal de seus canais nas operadoras Claro, Sky, Vivo e Oi TV. Portanto, mesmo aqueles que não têm canais no pacote, estão conseguindo assistir todo o conteúdo do Gloob. Além disso, disponibilizaram um novo game de Miraculous para o período de quarentena.
https://www.instagram.com/p/B9-EnCTB8r6/
Galinha Pintadinha
A Bromélia Produções, com a Galinha Pintadinha, está indicando meios de como os pais podem entreter os filhos com o conteúdo da personagem através das redes sociais.
São publicações que direcionam às plataformas da Série Galinha Pintadinha Mini, ao aplicativo da GP e ao Google Assistent, que podem ser ferramentas no entretenimento das crianças nesse momento de quarentena.