Segmento cresceu 5 pontos percentuais nos últimos quatro anos e segue sendo tendência mundial para 2023
Cerca de 15% da receita global de brinquedos se deve à venda de kidults, brinquedos voltados para o público adulto, segundo dados da empresa de inteligência de mercado, The NPD Group. O fenômeno dos kidults despontou nos últimos três anos, aflorado pela pandemia.
Durante os anos de 2020 e 2021, pessoas entre 19 e 29 anos com poder de compra passaram a adquirir brinquedos não somente para as crianças, mas também para buscar um conforto no entretenimento familiar. Nesse período, a venda de brinquedos para adultos representou 12% e 13% de todo o mercado, respectivamente.
Em 2022 o segmento ganhou ainda mais proporção, garantindo 15% da fatia de todo o mercado mundial. “Essa busca pelas atividades que envolvam toda a família fez com que brinquedos com temas dos anos ‘90 e ’00 ganhassem relevância no mercado”, destaca Ana Claudia Weber, Diretora de Client Development do The NPD Group.
A nova tendência do setor aumentou a procura por brinquedos mais tradicionais. Blocos de montar, figuras de ação – como bonecos colecionáveis – e jogos de quebra-cabeça foram responsáveis por 75% das vendas de brinquedos kidults no mundo todo. No Brasil, o número é ainda maior, com 96% das vendas.
Segundo o The NPD Group, alguns lançamentos do mercado, impulsionaram as vendas no ano passado e a tendência é de que o mercado siga lançando novos produtos em 2023. Estrela e Ri Happy se uniram para lançar em 2022 uma linha exclusiva com dez brinquedos icônicos das décadas de ‘70, ‘80 e ’90. O Tamagochi retornou ao mercado, como uma tendência de clássico dos anos ’90, que é passado de pai para filho. Por ter um tom tecnológico, o brinquedo promete diminuir o tempo da criança nas telas dos tablets e smartphones. De acordo com o The NPD Group, Tamagochi foi em 2022 a propriedade que mais aporta ao crescimento de eletrônicos infantis no mundo. Em Junho de 2022 a Universal relançou o filme “Jurassic World: o Domínio”. Uma sequência do filme original lançado em 1993, que conta com atores do filme original, tornando tudo ainda mais nostálgico. Após o lançamento do filme, o segmento “Dinossauros”, dentro da categoria de figuras de ação, atingiu 14% das vendas nos meses de janeiro a novembro no Brasil. No mesmo período de 2021, esse número era de 6%.