Produzido pela produtora de Michelle e Barack Obama, Waffles + Mochi será lançado na Netflix nesta terça-feira. A série híbrida segue um par de personagens fantoches enquanto eles exploram um supermercado para descobrir e saborear novos alimentos de todo o mundo. Michelle aparece em todos os episódios, junto com outros chefs convidados e celebridades. Os criadores Erika Thormahlen e Jeremy Konner (Drunk History) se inspiraram ao passar por um corredor de comida congelada de um mercado de mercearia.
A Higher Ground está colaborando com a Partnership for a Healthier America no programa, e sua missão é incentivar as crianças a aprender sobre comida e fazer com que até os mais exigentes experimentem algo novo. Como um adulto que não gosta de lagosta, é uma lição com a qual Shamsid-Deen se refere.
“Queremos que as crianças vejam algo que pode excitá-los e que coloquem na boca e digam: ‘Ei, gosto ou não gosto e decidi [tentando]’” ela diz.
Como a Waffles + Mochi encontrou seus marionetistas
Avanços significativos foram feitos no último ano para melhorar a diversidade nos bastidores da indústria do entretenimento infantil. Mas quando a Higher Ground Productions começou a lançar sua nova série Waffles + Mochi, o estúdio percebeu que havia um grupo que estava sendo deixado de fora desses esforços de inclusão.
“A comunidade de fantoches é muito íntima”, diz o produtor criativo Qadriyyah Shamsid-Deen. “Você receberá muitas recomendações para pessoas que são realmente conhecidas. [Ouvimos]: ‘Essa pessoa é realmente ótima porque é tecnicamente avançada e trabalhou na Vila Sésamo’. Mas o que era realmente importante para nós era encontrar a voz certa. Muitas vezes, essa voz está em uma comunidade sub-representada [onde o talento] pode não ser representado por agentes ou ter um currículo extenso”.
Shamsid-Deen e sua equipe testaram um grande grupo de titereiros para preencher o elenco, mas também contataram todos que podiam na comunidade de fantoches mais ampla para obter recomendações. E o YouTube e os sites de mídia social os ajudaram a procurar pessoas online que talvez não estivessem mergulhadas em marionetes, mas haviam tentado algo inovador em seus próprios canais. A equipe também procurou por foodies que pudessem ser treinados como titereiros, diz Shamsid-Deen.
A atração principal do show é Michelle Zamora, que ajudou a Higher Ground a buscar talentos como consultora antes de Shamsid-Deen perceber que ela seria perfeita como Waffles.
“Ela é mãe, mas também era a única pessoa no set que era uma mulher latina e uma titereira”, diz Shamsid-Deen. “Ela estava nos dando muitos conselhos técnicos, como como um fantoche come, e percebemos quando trabalhamos com ela que ela era Waffles.”
Russ Walko co-estrela como Mochi, com Jonathan Kidder, Diona Elisa Burnett, Taleia Gilliam, Andy Hayward, Piotr Michael e George Konner completando o elenco.
Fonte: Kidscreen