Lionel Messi ingressando no Inter Miami e na Major League Soccer (EUA) foi uma grande manchete neste verão americano, mas o caminho de licenciamento da estrela nos EUA demorou muito para ser feito.
Quando o ex-astro do FC Barcelona vestiu uma camisa rosa para seu primeiro jogo com o Inter Miami, em 21 de julho, o MLS Season Pass da Apple TV + teve mais de 110.000 inscrições, em comparação com 6.143 no dia anterior. Isso ocorreu após o acordo de transmissão global de US$ 250 milhões da Apple com a MLS e suas 30 equipes em junho.
O Inter Miami viu os preços dos ingressos dispararem 500% – chegando a US$ 1.000 para alguns assentos perto do campo – e a participação em alguns jogos subiu para 90% da capacidade. Quanto ao time, o Inter Miami soma 11 vitórias seguidas desde a chegada de Messi e está a oito pontos de uma vaga nos playoffs da Conferência Leste da MLS.
O caminho de Messi para o licenciamento foi cuidadosamente traçado muito antes de ele entrar em campo. A MGO Global abriu o capital em janeiro, levantando US$ 7,2 milhões e, de acordo com documentos da SEC, assinou um acordo para os direitos de licenciamento global de Messi em 2021. Sob um acordo de três anos com a Leo Messi Management, a MGO deverá pagar US$ 4,2 milhões em parcelas até 15 de novembro de 2024. MGO pagou US$ 2,1 milhões até 30 de junho.
A MGO, que opera a Messi Store, disse que a receita online aumentou para US$ 226.645 no segundo trimestre – encerrado em 30 de junho – acima dos US$ 96.835 do ano anterior. Essa receita cobriu apenas um curto período depois que Messi anunciou seu acordo com o Inter Miami em meados de julho. A Messi Store registrou um prejuízo líquido de US$ 511.944 no segundo trimestre. A receita total da MGO saltou para US$ 1,9 milhão no segundo trimestre, de US$ 96.835 um ano antes, devido em grande parte às vendas decorrentes de seu acordo de licenciamento sem royalties e à aquisição da empresa direta ao consumidor Stand Flagpoles em março.
Embora a receita da MGO proveniente do acordo com Messi seja pequena neste momento, a chegada da superestrela causou uma enxurrada de novos pedidos de marcas registradas no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA. Houve pedidos para seu número de jogo no “Messi 10”, outro para “Miami Messi” apresentado em junho por Joshua Jonathan de Englewood, CA, e um para “Messi Soccer Project” apresentado por Raymond Young & Associates no Canadá.
O frenesi de licenciamento em torno de Messi não é sem precedentes no futebol dos EUA. Houve uma onda de publicidade em torno da contratação do astro do futebol brasileiro Edson Arantes “Pelé” do Nascimento com o New York Cosmos em 1975.
Assim como Messi, Pelé ajudou a aumentar o público nos jogos do Cosmos em Randall’s Island, em Nova York, para 21 mil (contra 6.500) e deu um impulso à Liga Norte-Americana de Futebol (NASL), que acabou fechando nove anos depois. A Warner Bros., proprietária do Cosmos, Licensing Corp. of America (LCA), administrou o licenciamento de Pelé e registrou um pedido de marca registrada em 1975 para camisas e bonés. Foi concedido quatro anos depois e cancelado em 1985, oito anos depois de Pelé se aposentar da NASL.
E a atividade de marcas registradas em torno de atletas superestrelas que buscam estabelecer suas marcas é um rigor no esporte profissional em geral. O quarterback Tom Brady, por exemplo, formou a TEB Capital Management e buscou marcas registradas em 2019 para “Tom Terrific” para pôsteres, cromos, fotografias impressas e roupas enquanto ainda estava no New England Patriots. A marca proposta era um apelido para o ex-arremessador do New York Mets e membro do Hall da Fama Tom Seaver, no entanto, e o pedido foi rejeitado pelo escritório de patentes e marcas registradas.
Mais tarde, Brady assinou um contrato de dois anos com o Tampa Bay Buccaneers em 2020 e teve pedidos de marca registrada para “TB 12” e “Tampa Brady”. Seu tight end dos Patriots e mais tarde dos Buccaneers, Ron Gronkowski, buscou uma marca registrada para “Gronk Nation” e tem um acordo de licenciamento para equipamentos de exercício.
“Esses atletas superestrelas são marcas por si só agora”, disse Greg Battersby, gerente membro do Battersby Law Group. “Eles tendem a se considerar uma marca, independentemente de serem membros de uma equipe. Seus agentes desejam maximizar o potencial de sua marca e fazer o máximo de licenciamento possível. Mas isso pode ser um problema quando eles se separam da associação de jogadores, porque é uma organização coletiva para todos os jogadores.”