O fã no centro dos negócios!
Por Marici Ferreira*
Esse é o mote do LicensingCon 2024. Evento realizado no Brasil que reúne as principais companhias de entretenimento do mundo com a indústria e o varejo latino-americano.
Não é à toa a escolha deste tema para a edição, trata-se de uma movimentação presente e crescente no setor brasileiro, na qual o protagonismo dos fãs é que dá o tom ao mercado de licenciamento de marcas e personagens.
Inserido neste contexto em que experienciar é o principal ativo, estão os eventos que levam milhões de pessoas às mais diversas exposições licenciadas. São desde megaeventos até espaços mais intimistas, mas não menos interessantes. Para se ter uma ideia da relevância deste segmento, o Brasil – país com maiores vendas em licenciamento na América Latina – registrou faturamento de US$ 6,4 bilhões em 2022, dos quais mais de U$ 42 milhões foram registrados por eventos de experiência.
Demais, né?
A Casa Warner, uma colaboração entre a WBD e a 2a1, foi sucesso de público no ano passado. O espaço temático com exposição interativa foi uma celebração ao centenário dos estúdios Warner Bros. e seus incríveis filmes, séries de TV e animações que conquistaram fãs por todo o mundo. Além de espaços que valiam ser registrados e compartilhados em fotos e vídeos, a exposição levou os visitantes pelos 100 anos de história do estúdio, sucessos significativos e oportunidades emocionantes para os fãs das maiores franquias de quadrinhos DC, do cinema e da televisão.
O Disney 100 anos, realizado no Plaza Sul Shopping, foi outro evento realizado em 2023 recebido com grande entusiasmo pelos fãs que durante todo o ano puderam conferir uma série de oportunidades para celebrar o centenário da companhia por todo o Brasil. A experiência lúdica desta comemoração aconteceu por meio de atividades especiais dos principais sucessos produzidos pelos estúdios Disney. É claro que os fãs dos super-heróis da Marvel também foram presenteados neste evento com uma aventura no espaço do Homem Aranha. Os jogos eletrônicos não ficam de fora. Os visitantes tiveram acesso ao game Mundo de Jedi, baseado no grande sucesso Star Wars e ao jogo Toy Story Mania!
E a CCXP? Uma convenção brasileira de cultura pop nos moldes da San Diego Comic-Con cobrindo as principais áreas dessa indústria como videogames, histórias em quadrinhos, filmes e séries para TV. Já ouviu falar?
Deveria, pois a 10ª edição realizada ano passado reuniu 287 mil pessoas ao longo de cinco dias de evento. É o maior festival de cultura pop do mundo!
Para esse ano há um calendário incrível de experiências que já estão sendo realizadas no Brasil.
Todos inserindo o fã no centro das estratégias das marcas.
A confirmação do potencial deste segmento aqui no Brasil veio com a confirmação da Disney sobre a realização da 1ª edição do D23, em novembro deste ano. Desde 2009, o D23 realiza grandes eventos voltados para fãs em Anaheim (Califórnia) que reúnem o melhor da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, e muito mais, e agora, os entusiastas brasileiros terão a oportunidade única de se envolver nessa experiência mágica.
Para conferir a cobertura de tais eventos siga @EPGRUPO.
Já para os donos ou agentes de marcas e personagens interessados em realizar negócios no Brasil, a oportunidade exclusiva é uma só:
28 e 29 de agosto
São Paulo – Brasil
Saiba mais em: licensingcon.com.br
* Marici Ferreira é empreendedora e mentora especialista no licenciamento de Marcas e Personagens. Apaixonada por conversas que unem empresas para novos negócios. CEO do EP Grupo e presidente da Abral Licensing International.