O fenômeno Bluey

“O Brasil é uma prioridade para a expansão de Bluey na América Latina”

Para falar sobre a premiada série Bluey, sucesso absoluto junto às famílias brasileiras, entrevistamos Murilo Hinojosa, vice-presidente de produtos de consumo e parcerias comerciais da BBC para a América Latina.

LICENSING BRASIL – Bluey é uma marca que conquistou rapidamente o coração de muitas famílias. O que você acredita ser o principal diferencial de Bluey?

Murilo Hinojosa – Bluey apresenta histórias que envolvem pais e filhos em situações que espelham a realidade de muitas famílias. Por isso, um dos maiores diferenciais da série é justamente a capacidade de retratar esse cotidiano de forma leve e com humor, ao mesmo tempo, profunda e autêntica. A estética visual acolhedora e os valores universais também fazem com que o desenho emocione e cative tanto crianças quanto adultos.

LB – Como a Bluey se posiciona no mercado competitivo de entretenimento infantil e quais são as principais estratégias para expandir sua presença na América Latina?

MH – Bluey se posiciona como uma marca que valoriza os vínculos familiares e o brincar. Dessa maneira, nossa estratégia envolve construir um ecossistema completo de licenciamento, com parceiros locais que compartilhem desses mesmos princípios e que possuam expertise local, além de uma capacidade de distribuição sólida. A estratégia passa pela ampliação gradual das categorias de produtos e pelo fortalecimento no varejo, garantindo presença em pontos de venda estratégicos e campanhas que sustentem a marca ao longo do ano, sempre respeitando as especificidades culturais de cada país.

LB – A série tem se mostrado bastante popular com seu foco em valores familiares. Como a marca garante que sua proposta de conteúdo e valores ressoe com as diversas culturas e realidades da América Latina?

MH – Entendemos que a diversidade cultural da América Latina é um dos seus maiores ativos e, por isso, investimos na criação de experiências pensadas especialmente para o público de cada país. Desenvolvemos ativações presenciais em shoppings e pontos de venda, iniciativas digitais e campanhas que consideram as particularidades da região, aproximando Bluey da rotina e dos costumes locais. Essa abordagem cuidadosa permite manter a essência da marca enquanto nos conectamos de forma genuína com as diferentes famílias latino-americanas.

LB – A Bluey tem estabelecido parcerias estratégicas para promover seus produtos e conteúdo. Como você vê a importância das parcerias comerciais para o crescimento da marca na América Latina?

MH – As parcerias nos permitem ampliar a presença da marca ao criar diferentes pontos de contato com o público, agregando valor tanto ao conteúdo quanto aos produtos licenciados. Trabalhar com parceiros no mercado local é essencial para garantir relevância, capilaridade e, principalmente, experiências positivas para os consumidores. São eles que traduzem o universo da série para o mundo físico, seja no varejo, nas experiências ou na comunicação com o público.

“A estética visual acolhedora e os valores universais também fazem com que o desenho emocione e cative tanto crianças quanto adultos.”

LB – Com a crescente demanda por conteúdo digital, como a Bluey está se posicionando nas plataformas de streaming? Existe alguma parceria específica que está ajudando a impulsionar essa presença no Brasil?

MH – Bluey já é uma das séries infantis mais assistidas em plataformas como o Disney+, o que reforça nossa presença digital. A parceria com a plataforma tem sido estratégica para alcançar o público brasileiro com qualidade e consistência. Além do streaming, temos investido na criação de conteúdos exclusivos para nossas próprias plataformas digitais no País, como leituras de livros e outras iniciativas que aproximam a marca das famílias. Também seguimos atentos às redes sociais e plataformas de vídeo como YouTube, sempre buscando formatos e linguagens que dialoguem com a audiência digital.

LB – Como Bluey adapta seus produtos de consumo para atender às preferências locais, sem perder sua identidade global?

MH – Nosso objetivo é manter a essência de Bluey enquanto traduzimos isso para a realidade do consumidor local. Trabalhamos lado a lado com nossos licenciados para garantir que o resultado seja sempre coerente e encantador. Adaptar sem perder a essência é sempre um desafio para as marcas porque implica em categorias de produtos, materiais, estilos e até mesmo precificação conforme o mercado, sem perder a identidade visual e conceitual que faz da marca um sucesso global.

“Entendemos que a diversidade cultural da América Latina é um dos seus maiores ativos e, por isso, investimos na criação de experiências pensadas especialmente para o público de cada país.”

LB – Quais foram os mais bem-sucedidos no Brasil? O que tem atraído as famílias brasileiras a adquirir esses produtos?

MH – Entre os produtos mais bem-sucedidos de Bluey no Brasil estão as linhas de brinquedos da Candide, os livros da Penguin (Editora On Line), calçados da Grendene e as coleções de moda infantil da Riachuelo e da C&A. As famílias brasileiras buscam produtos que prolonguem a experiência emocional vivida com o conteúdo da série. Itens que estimulam o brincar criativo e o vínculo familiar têm um apelo muito forte, o que se conecta diretamente com o DNA da marca.

LB – O que você acredita que é essencial para o sucesso de produtos licenciados e como a Bluey garante que seus produtos se conectem emocionalmente com os consumidores?

MH – Mais do que vender um produto, é preciso contar uma história e manter a consistência com o conteúdo. O consumidor precisa reconhecer a marca e sentir que aquele item é uma extensão do que ele já ama na tela; se isso acontece, a conexão é natural. A proposta afetiva é intrínseca à marca, o que abre ainda mais espaço para que esse vínculo seja fortalecido.

LB – Quais são os maiores desafios enfrentados para expandir os produtos de consumo da Bluey no Brasil e como a marca tem lidado com isso?

MH – Expandir a presença de Bluey no Brasil envolve compreender as particularidades do mercado e desenvolver produtos que se conectem verdadeiramente com as famílias brasileiras. Nosso desafio está em equilibrar a fidelidade à identidade original da marca com a criação de itens que refletem os hábitos de consumo e preferências locais. Isso inclui pensar em faixas de preço acessíveis, manter o nível de qualidade que os fãs esperam e garantir relevância em diferentes regiões do país. Para alcançar esse equilíbrio, apostamos em um diálogo constante com o mercado, ações estratégicas de construção de marca e parcerias com licenciados que compartilham dos mesmos valores e visão.

LB – E os planos futuros para a Bluey no Brasil? Podemos esperar novos lançamentos de produtos ou conteúdos exclusivos voltados para o público brasileiro?

MH – Sem dúvida! O Brasil é uma prioridade para a expansão de Bluey na América Latina. Temos um pipeline robusto de lançamentos planejados, incluindo novas linhas de produtos, ações promocionais, experiências imersivas e ativações exclusivas. Além disso, em breve traremos os tão aguardados  Live Shows  para o País, uma experiência inesquecível para as famílias brasileiras se divertirem juntas com os personagens queridos da série. A ideia é dialogar cada vez mais com público brasileiro e ampliar o portfólio de produtos e serviços, sempre respeitando a essência da marca e valorizando o que há de único na cultura local. E estamos empolgados com o primeiro longa-metragem animado de Bluey, que chega aos cinemas em 2027. Após o lançamento global, estará disponível no Disney+.