O apelo único da propriedade faz com que os fãs clamem por produtos. A License Global analisa profundamente como um sucesso inesperado pode afetar os números de licenciamento – mesmo sem um plano.
O sucesso de animação da Netflix KPop Demon Hunters criou uma infinidade de oportunidades de licenciamento. A aclamação em torno deste filme foi inesperada, com a Netflix agendando seu lançamento em streaming para o mesmo dia de Elio, da Disney Pixar, que era esperado como um sucesso de bilheteria. Não houve grande esforço promocional, nenhuma exibição em grandes festivais de cinema e, notavelmente, nenhum plano de merchandising. Apesar desse plano de lançamento modesto, o filme decolou, com mais de 130 milhões de visualizações desde seu lançamento em 20 de junho. Agora, é o filme de animação mais assistido da história da Netflix.
Embora a indústria do entretenimento tenha ficado surpresa ao ver o filme repercutir tanto no público, muito do filme explora tendências atuais de propriedade intelectual.
A ASCENSÃO DO KPOP
Um gênero de subcultura na Coreia do Sul durante a década de 1990, o K-Pop se tornou um som global. K-Pop Demon Hunters se mostrou particularmente popular na Coreia do Sul e nos EUA. De acordo com a Business Wire, o volume total de transações de produtos de k-pop em 2023 atingiu aproximadamente US$ 34 milhões, um aumento de 17% em relação ao ano anterior. O Statista observa que, globalmente, a indústria do k-pop atingiu US$ 1,24 trilhão em vendas no mesmo ano.
Em 2024, a plataforma de análise americana Luminate descobriu que os fãs de k-pop nos EUA tinham 50% mais probabilidade do que a média de ouvintes de comprarem produtos, mesmo de apresentações ou eventos aos quais não compareceram. E 60% mais fãs queriam opções adicionais de produtos. O marketplace de artigos de segunda mão Bunjang relata que produtos de k-pop representam 69% de todas as transações em sua plataforma global. A Market Decipher relata que o mercado de memorabilia de k-pop deve crescer a uma taxa anual composta de 4,2% entre 2023 e 2033.
O crescimento contínuo da base global de fãs de k-pop e sua influência na cultura global resultam em filmes como K-Pop Demon Hunters intrigando milhões. Milhões de fãs de k-pop pedem mais bandas como BLACKPINK, BTS e outras. Se a música do grupo feminino fictício HUNTR/X e da boyband fictícia Saja Boys fornecesse as músicas certas para os fãs, os assinantes da Netflix teriam bastante incentivo para conferir o filme.
A EJAE, conhecida por criar sucessos para Red Velvet, aespa, Le Sserafim, Nmixx e Twice escreveu várias músicas para “KPop Demon Hunters” e emprestou sua voz à personagem principal, Rumi. As cantoras e compositoras Audrey Nuna e Rei Ami, que interpretaram Mira e Zoey, respectivamente, também ajudaram na composição das músicas do filme. O poder do k-pop da vida real estava disponível aos fãs através do filme e resultou em sua trilha sonora estreando em primeiro lugar na parada de trilhas sonoras da Billboard e em terceiro lugar na parada de álbuns da Billboard 200, com foco nos EUA.
FANTASIA E ROMAN-TASY
Segundo o The Guardian, entre 2023 e 2024, as vendas de livros de ficção científica e fantasia aumentaram 41,3%. O culpado? São os livros roman-tasy, um subgênero da literatura fantástica caracterizado por uma boa dose de romance. A série Empyrean, de Rebecca Yarros, que inclui o livro Fourth Wing, vendeu mais de 12 milhões de cópias em menos de 2 anos. A Barnes & Noble afirma que a série A Court of Thorns and Roses, de Sarah J. Maas, vendeu mais de 38 milhões de cópias em todo o mundo. Ambas as séries são consideradas pela BookTok (a comunidade de amantes de livros do TikTok) como pilares desse subgênero.
“K-Pop Demon Hunters” se mostrou particularmente popular na Coreia do Sul e nos EUA. De acordo com a Business Wire, o volume total de transações de produtos de k-pop em 2023 atingiu aproximadamente US$ 34 milhões, um aumento de 17% em relação ao ano anterior.
K-POP DEMON HUNTERS TEM MUITO EM COMUM COM ESSE GÊNERO
Aviso: Spoilers leves da trama – Rumi, a personagem principal do filme, está presa entre dois mundos: o dos caçadores de demônios (que sua mãe era antes dela, e seu grupo feminino é agora) e o dos demônios (é revelado logo no início que o pai biológico de Rumi era um demônio – mas ninguém em HUNTR/X sabe). Um grupo de demônios toma forma com Saja Boys, uma boy band de k-pop, e Rumi desenvolve uma amizade/relacionamento secreto com a vocalista do grupo, Jinu. Os elementos de fantasia e romance são fortes nesta propriedade intelectual original.
IP ORIGINAL E UMA COMBINAÇÃO DE TENDÊNCIA VENCEDORA
Entre 2020 e 2024, cerca de 12% dos novos filmes foram baseados em propriedade intelectual já existente, de acordo com a Parrot Analytics. Como a License Global tem relatado ao longo dos anos, a nostalgia vende, mas o excesso de algo bom pode resultar em menos interesse por parte dos consumidores. A plataforma de streaming gratuito Tubi realizou uma pesquisa de insights sobre streaming que descobriu que quase três quartos (74%) dos millennials e da geração Z preferem assistir a conteúdo original em vez de remakes ou franquias.
K-Pop Demon Hunters se baseia em tendências já existentes – a popularidade da música k-pop e romances de fantasia com um toque romântico – sem deixar de ser original. Personagens e identidade visual facilmente identificáveis, um enredo forte e um conceito único fazem os fãs implorarem por mais da série. O The Wrap agora informa que a Netflix está trabalhando em duas sequências, um curta-metragem e um musical para o palco, para satisfazer os fãs.
UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE LICENCIAMENTO
A maioria dos programas de produtos se orgulha de ter mais de um ano de prazo de entrega, mas após o sucesso inesperado de K-Pop Demon Hunters, a Netflix está recuperando o tempo perdido. A criação interna de produtos da Netflix permitiu um rápido retorno sobre os produtos licenciados. Uma infinidade de roupas e acessórios oficiais foram lançados na Netflix Shop, Hot Topic e Amazon. Mais categorias serão lançadas, e a Netflix informou ao The Wrap que está em busca de mais parceiros.
Duas grandes tendências em PIs populares permitiram que esta PI original chegasse ao topo. Uma PI pode não parecer um sucesso para uma sala de reuniões, mas pode ser para as massas. Quando os licenciadores lançam uma nova PI, é essencial que sejam ágeis e estejam prontos para lançar os produtos que os fãs esperam de um sucesso, mesmo que a possibilidade de um sucesso não seja evidente para o licenciador.
A estratégia interna da Netflix permitiu que os produtos estivessem disponíveis para os fãs, mesmo quando a empresa não esperava que K-Pop Demon Hunters recebesse tanta aclamação crítica e comercial quanto recebeu. Para empresas sem recursos internos, uma situação como essa pode ser um desafio ainda maior. É fundamental que uma estratégia de criação de produtos em ritmo acelerado esteja disponível para cada programa de licenciamento em potencial: relacionamentos com parceiros confiáveis, guias de estilo, mockups e muito mais. A preparação e a análise de tendências são essenciais para garantir a máxima penetração no mercado caso uma PI de sucesso aconteça, e a indústria deve levar em consideração este estudo de caso ao avaliar a validade e a criação de futuros programas de licenciamento.
McKenna Morgan é editora de conteúdo da License Global. Baseada no escritório de Santa Monica, McKenna é especializada em cobertura de moda, beleza e cosméticos, saúde e bem-estar, alimentos e bebidas.