Durante a pandemia estamos ouvindo muito o termo “Family-friendly”. Porém, o termo era muito comum nos anos 90, quando a TV ainda não era tão popular e toda a família precisava assistir aos mesmos programas pois só tinha um aparelho em casa. Com a popularização da TV e com a criação de diversos canais diferentes, cada um pode escolher o que assistir e as famílias acabaram se separando nessa hora, cada um com seu interesse.
Agora, os conteúdos Family-friendly são uma tendência maior do que na década de 90.
Existem várias teorias sobre porque o entretenimento com tudo incluído é tão popular agora, e a pandemia está no topo da lista. Apesar de passar os dias na mesma casa, as famílias enfrentam as ligações virtuais da escola ou do trabalho separadamente. Mas no final do dia, eles se reúnem para assistir algo na TV.
Em uma pesquisa recente com 3.000 pais nos Estados Unidos, o WildBrain Spark e o analista da indústria de TV nScreenMedia descobriram que 75% dos entrevistados dizem que assistem conteúdo de vídeo várias vezes por semana ou mais com seus filhos.
Assim que a pandemia acabar, dois em cada três pais esperam que o tempo que passam assistindo a conteúdo com seus filhos permaneça o mesmo ou aumente.
Alcançar toda a família é algo que os filmes têm feito bem há anos. A maioria dos 10 filmes de maior bilheteria (Vingadores, Frozen, O Rei Leão e Guerra nas Estrelas) são títulos de quatro quadrantes. Não é hora de a TV aplicar as mesmas estratégias?
Vici King, chefe de produção da Magic Light, diz que os escritores gostam de humor e garantem momentos inesperados para fazer adultos e crianças rir juntos. “Quando você se senta com a família e acha a mesma coisa engraçada, é uma experiência de vínculo realmente especial”, diz ela.
A empresa de pesquisas Parrot Analytics descobriu que a demanda geral por conteúdo familiar aumentou 3% desde o início de 2020.
Embora os produtores digam que o crescimento da demanda por esse tipo de conteúdo provavelmente foi causado pela pandemia, as tendências já estavam mudando dessa forma.
“O avanço da tecnologia criou uma oportunidade e as plataformas a aprimoraram”, diz Mark Bishop, CEO da Marblemedia. “[Agora], estamos vendo isso no lado das vendas – o aumento no desejo de compartilhar conteúdo – porque as pessoas estão todas juntas em casa.”
Fonte: Kidscreen