Jogadores e não jogadores estão migrando para os videogames como meios de interação social. 61% dos adultos do Reino Unido disseram que jogavam jogos com amigos e familiares para manter contato durante a pandemia e 76% acham que jogar online é uma boa maneira de se relacionar e fazer conexões com as pessoas, de acordo com uma pesquisa de maio de 2021 do Xbox. Notavelmente, 91% planejam continuar a falar com outras pessoas digitalmente após a pandemia para complementar as conversas pessoais, descobriu o Xbox. Para acomodar esse uso em evolução, as principais empresas de jogos estão construindo recursos sociais aprimorados.
A Sony está tornando o PlayStation mais centrado na comunidade com a ajuda do Discord. Depois de rejeitar a oferta de US $ 12 bilhões da Microsoft no início deste ano, Discord anunciou uma nova parceria com a Sony em maio de 2021 para construir seu aplicativo de chat de voz em consoles PlayStation. A integração, que está programada para lançamento no início de 2022, oferecerá aos usuários do PlayStation mais opções para envolvimento da comunidade no jogo.
Houseparty, um aplicativo de vídeo social comprado pela Epic Games em 2019, está trazendo o bate-papo por vídeo para Fortnite. Um novo recurso, anunciado em abril de 2021, permite que os jogadores transmitam ao vivo o Fortnite com até nove outros amigos em uma sala de Houseparty, permitindo que grupos de amigos conversem e interajam durante o jogo.
Rec Room é uma startup de jogos sociais que arrecadou US $ 100 milhões em financiamento em março de 2021. O CEO e cofundador Nick Fajt disse à GeekWire que ele não distingue mais entre plataformas sociais e de jogos. “Essas entidades, que provavelmente costumavam ser distintas, estamos vendo elas se fundirem. Acho que, de várias maneiras, os jogos são o novo social.”
A desilusão com a mídia social levou as pessoas a buscarem novas formas de engajamento digital, explicou Fajt. “No final do dia, a mídia social não é super social – é você isolado, navegando por um feed. E eu acho que isso cria essa necessidade de as pessoas terem uma conexão social em tempo real.”
Essas novas plataformas de jogos sociais estão mudando isso, evoluindo os jogos para um espaço social com prioridade na comunidade. “Os jogos são o futuro do social”, disse Daniel Li, sócio da empresa de capital de risco Madrona Venture. E, ele explicou, para a geração Z, “os jogos estão substituindo não apenas os jogos antigos, mas estão substituindo a TV e a Netflix. Então, em vez de assistir a videoclipes no YouTube, você vai a um show no Roblox e é uma experiência social com seu amigo … em vez de ir ao shopping, agora você está no Roblox. É onde as crianças estão se divertindo e é onde a cultura é criada.”