Evento gratuito será realizado no próximo domingo, dia 8, e abordará temas relacionados à inteligência emocional, lazer e acessibilidade
“Mais informação, menos preconceito!”. Esse é o lema do Encontro de Inclusão do Parque da Mônica, que chega à terceira edição em 2024. Destinado a pais e mães de crianças com deficiência, o evento reúne profissionais da área da saúde e especialistas para uma série de palestras sobre inclusão. Gratuito, o encontro acontece neste domingo, 8/12, das 9h às 12h, no teatro do Parque, com vagas limitadas.
A iniciativa faz parte da agenda do Projeto Inclusão do Parque da Mônica, que tem como objetivo implantar ações e serviços de acessibilidade, ampliando o atendimento a todos os públicos. Ao todo, serão cinco paineis conduzidos por especialistas, entre as quais a Dra. Bruna Ituassu – médica, pós-graduada em pediatria com foco no desenvolvimento infantil e especialista em autismo e TDAH; e Amanda Ribeiro, que se especializou em Intervenção Precoce do Autismo pelo CBI of Miami (Child Behavior Institute).
A programação completa contará com os seguintes temas:
– Dra. Bruna Ituassu: Sinais precoces de autismo – como identificar.
– Carol Violla: Uma viagem entre o cérebro e o coração.
– Amanda Ribeiro: Lazer também é terapia.
– Douglas Alves: Acessibilidade e Barreiras Atitudinais.
– Rômulo Gambardella: Inteligência emocional para famílias.
“A inclusão faz parte do nosso cotidiano. Ao longo dos últimos anos houve muitos investimentos em iniciativas e infraestrutura adequada para que todas as famílias se sintam acolhidas e aproveitem as atrações com tranquilidade e segurança”, afirma Fernanda Mascarim, coordenadora do Comitê de Acessibilidade do Parque da Mônica.
Entre as diversas iniciativas destacam-se a Sala do Silêncio, um local acolhedor que promove um ambiente de descanso com baixo estímulo, para pessoas com TEA, deficiência intelectual e transtorno do processamento sensorial, e a Hora do Silêncio, momento em que o Parque reduz os estímulos sonoros e visuais para que os visitantes do espectro autista possam se ambientar e aproveitar melhor a visita. Entre outras ações: disponibilidade cordão de girassol para as pessoas com deficiências ocultas, intérprete de libras no teatro e nas atrações; Guia Sensorial para facilitar a visita das famílias; bem como banheiros e trocadores acessíveis.
Doação de brinquedo: todos os interessados a participar são convidados a contribuir com a doação de um brinquedo em bom estado, que será destinado às crianças do Instituto Multiplicando.