O Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights, entrevistou 7.076 pessoas no período de 15 de fevereiro a 20 de abril de 2020 – dividido em sete ondas -, analisando o comportamento do brasileiro na pandemia do coronavírus.
Confira a lista atualizada das marcas mais lembradas nesta nova onda da pesquisa:
POSIÇÃO | BASE RESPONDENTES (1002 CASOS) | % |
1º | Ambev | 12% |
2º | Magalu | 9% |
3º | Itaú | 6% |
4º | Ypê | 5% |
5º | Americanas | 4% |
6º | Natura | 4% |
7º | Santander | 4% |
8º | Carrefour | 3% |
9º | O Boticário | 3% |
10º | iFood | 3% |
11º | Bradesco | 3% |
12º | Globo | 3% |
13º | Nestlé | 3% |
14º | Renner | 2% |
15º | Cacau Show | 2% |
16º | Banco do Brasil | 2% |
17º | Caixa | 2% |
18º | Claro-NET | 2% |
19º | McDonald´s | 2% |
20º | Netflix | 2% |
Fonte: Pesquisa on-line Toluna. Análise: Instituto de Pesquisa & Data Analytics Croma Insights.
Análise
Embora 72% da população esteja muito preocupada com a Covid-19, nota-se uma tendência de queda nesse sentimento, bem como na expectativa de que a pandemia afete negativamente a economia mundial. A nova rotina imposta pela pandemia abre brechas para uma redução em sua intensidade. Por exemplo, houve queda no percentual daqueles que lavam tudo o que entra em suas casas (de 72% para 65%) e também na prática de home office (de 56% para 47%).
Boa parte da população (36%) dispensou os serviços realizados pelas empregadas domésticas, assumindo as atividades. O serviço de entrega de comida continua para pouco mais de 1/3 dos entrevistados. Viagens (79%) e investimentos (51%) estão sendo muito impactados pela pandemia.
Mais da metade dos entrevistados afirma ter passado a usar a máscara facial, enquanto o álcool em gel entrou para a rotina de 96% dos entrevistados. Destaque ainda para a força que os mercados de bairro vêm adquirindo nesse momento, com 52% dos participantes aderindo ao serviço após o início do isolamento social. Compras de alimentos e medicamentos on-line ou por telefone estão contribuindo neste sentido.
Os canais de streaming vídeo (76%) e áudio (46%) continuam em crescimento durante a pandemia, visto que as empresas oferecem benefícios e programação exclusiva especialmente para as crianças. Os aplicativos de transporte tiveram pequeno aumento de (10%) para (12%), nos últimos 15 dias.