A Pesquisa Game Brasil é fruto de uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, que tem o objetivo de entender os hábitos de consumo dos gamers brasileiros e latino-americanos.
A pandemia provocou um aumento no número de consumos de jogos eletrônicos. De acordo com a Pesquisa Game Brasil, 75,8% dos gamers brasileiros afirmam jogar mais durante o período.
Além disso, o levantamento mostrou que 72% da população do país afirma jogar jogos eletrônicos. A situação imposta pela pandemia fez com 51,5% dos jogadores realizassem mais sessões de partidas on-line com amigos.
A PGB 2021 mostrou também que 51,5% do público de jogos eletrônicos do país é formado por mulheres. Segundo a empresa, esta presença está relacionada ao tamanho do mercado de smartphones, onde existe uma dominância das mulheres (62,2%).
Embora a principal classe social dos jogadores no Brasil seja a média-alta (B2), com 27,6%, com os smartphones se consolidando cada vez mais como principal plataforma de jogos no Brasil, é possível identificar uma ascensão das pessoas de classes sociais baixas e médias (C1, C2, D e E) entre o público gamer, representando quase metade dos consumidores de jogos no país (49,7%, na soma).
Novidade na edição deste ano da pesquisa, a etnia dos usuários também foi mapeada. De acordo com o levantamento, metade do público se identificou como branca (46%), enquanto outra grande parcela se identificou como parda ou preta (50,3%, na soma). Em relação à faixa etária, a maioria do público é adulta, com 22,5% possuindo entre 20 a 24 anos e 18,6% entre 24 e 29 anos.
O público de 16 a 19 anos representa 10,3% dos respondentes, enquanto pessoas de 40 anos ou mais de idade constituem 18,9% dos gamers no país.
SMARTPHONES
Seguindo a tendência dos anos anteriores, a PGB revelou que a maioria dos brasileiros (41,6%) ainda prefere jogar nos smartphones. Os consoles domésticos ocupam a segunda colocação, com 25,8% de preferência, seguidos pelo computador, em 3º, com 18,3%.
Além disso, quem joga no celular joga mais: 40,8% do público afirma jogar todos os dias – nos consoles, essa porcentagem é de 15%, enquanto nos computadores é de 19,6%. Tal comportamento pode ser explicado por fenômenos econômicos e culturais.
Já a duração de uma sessão de jogo costuma ser de uma a três horas para a maioria dos jogadores de consoles (31,3%). No PC, a maior parte do público joga por até 1h (27,2%), embora liderem quando o assunto é ficar na frente da tela por mais de 6h, com 10,1%.
A pesquisa ouviu 12.498 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas entre os dias 7 e 22 de fevereiro deste ano.
Fonte: Propmark