Em entrevista para o portal JBox, Flavia Hauy, head das operações na América Latina, comenta sobre os planos da agência de licenciamento para o Brasil.
A PikaBoom, empresa sediada nos Estados Unidos, veio para o Brasil em 2023, trazendo no seu portfólio marcas da editora japonesa Kodansha, além das propriedades da Dentsu (Mazica Party) e do Shin-Ei Animation (Pui Pui Molcar).
Apesar de relativamente nova no mercado (18 meses), a empresa está presente em todos os continentes e possui, coletivamente, mais de 100 anos de experiência em gerenciamento de propriedades intelectuais. Flavia comenta que a empresa está chegando ao mercado brasileiro devido à força da Geração Z, consumidores com conhecimento digital, dinâmicos e criativos, e pela relevância dos animes no Brasil.
“Nosso principal objetivo é ouvir e entender de perto as demandas dos fãs brasileiros, construir uma colaboração duradoura entre o Japão e o Brasil, e ir além do tradicional licenciamento unilateral de propriedades, criando assim uma parceria duradoura na importação e exportação de produtos.
Vamos além do trabalho de uma típica agência de licenciamento, construindo pontes ao oferecer às empresas brasileiras a oportunidade de distribuir produtos de fabricação brasileira no Japão — garantimos a criação de vias de mão dupla, com parcerias e oportunidades equilibradas. Trabalhamos para garantir que os produtos sejam desenvolvidos em tempo hábil e para a satisfação do consumidor local, seja ele um fã estabelecido ou um recém-chegado, encantado por um criativo moderno.”
Por estar mais perto do nosso mercado, será possível libertar o potencial criativo dos brasileiros e criar produtos, eventos e campanhas exclusivas para o país, que respeitem o DNA dos mangás.
Algumas das marcas representadas pela PikaBoom são Attack on Titan, Shaman King, Ghost in the Shell, Parasyte, Ashita no Joe, Witch Hat Atelier e Cells at Work. Flavia também afirma que anunciarão 3 novas propriedades ainda neste primeiro trimestre.