A casa de moda de luxo italiana Prada e a gigante de roupas esportivas Adidas, que recentemente se aventurou no metaverso, uniram forças para lançar um novo projeto de token não fungível (NFT) construído na rede Polygon. O projeto permitirá que os fãs contribuam com seus próprios designs.
Prada e Adidas Originals disseram que vão leiloar uma coleção de NFTs projetadas pelo artista digital Zach Lieberman na SuperRare entre 28 e 31 de janeiro. Os lucros da venda do NFT serão doados para uma instituição de caridade que apoia artistas e criadores.
Essa parceria Prada-Adidas é outro sinal de marcas de roupas – tanto de alta costura quanto de fast fashion – entrando agressivamente no espaço na tentativa de oferecer aos clientes uma experiência mais digital.
Morgan Stanley prevê que o mercado total de NFT deve crescer para US$ 300 bilhões até 2030. O relatório identifica marcas de luxo como Gucci, Balenciaga e Kering como as que estão na melhor posição para lucrar com colaborações digitais no metaverso.
A partir de 24 de janeiro, os fãs poderão se registrar com uma carteira digital para criar e cunhar NFTs enviando uma fotografia, usando um filtro projetado pelo artista digital Lieberman. O projeto então escolherá 3.000 contribuidores que também terão direitos de IP para seus NFTs individuais e poderão participar do lançamento no final daquela semana.
Metaverso de luxo
Prada e Adidas disseram que também lançarão sua terceira colaboração, apelidada de “coleção Adidas for Prada Re-Nylon”, no metaverso. Um comunicado de imprensa não especificou qual metaverso, mas a Adidas trabalhou com The Sandbox no passado.
“A Prada vê o metaverso emergente como um novo espaço para a marca redefinir o luxo para a próxima geração e cultivar experiências compartilhadas que honrem o espírito de experimentação e criatividade das marcas”, Lorenzo Bertelli, diretor de marketing da Prada e chefe de responsabilidade social corporativa. , disse à CoinDesk em um comunicado.
Mais recentemente, a empresa de calçados Crocs apresentou um pedido de marca registrada em 11 de janeiro que expandiria sua marca para o domínio dos NFTs. Em janeiro, a The Gap anunciou que se uniu à InterPop para lançar sua primeira coleção na blockchain Tezos. O lançamento também incluiu uma experiência digital gamificada, permitindo que os clientes comprassem um moletom Gap de edição limitada.
Marcas de moda de luxo já estão ganhando milhões de dólares com o leilão de NFTs. Em setembro, a marca italiana de alta costura Dolce & Gabbana lançou sua coleção NFT, Collezione Genesi, que arrecadou aproximadamente US$ 5,65 milhões em uma venda.