Você,
Leitor, seguidor, parceiro… é o nosso foco constante na busca e na elaboração de conteúdos que ofereçam informações, novidades e indicadores que auxiliem na gestão de seus negócios!
O atual cenário, provocado pelo Covid-19, nos fez ir para casa, mas nosso time segue buscando por informações que validem a necessidade de um novo mindset e, consequentemente, estratégias diferenciadas e resultados sob uma nova perspectiva.
Nossa trajetória e relevância permite que estejamos sempre em contato com os principais players dos mercados de brinquedo e papelaria, licenciamento de marcas e personagens e zero a três.
E, nas últimas semanas, conversamos com fabricantes, importadores, distribuidores, varejistas e donos e agentes de marcas. Recentemente nos reunimos por chamada de vídeo e debruçamos sobre as análises de tais profissionais.
Encontramos alguns pontos em comum e, claro, queremos compartilhar com você!
Organizando internamente. Muitos estão olhando para suas estruturas internas, principalmente processos, e checando quais podem ser melhoradas ou reconfiguradas para um desempenho satisfatório das áreas. Resultando em mais agilidade e integração.
Parar não faz parte dos planos. Seja fábrica ou ponto de venda o posicionamento é manter-se ativo. Operando na estrutura já existente ou criando novas saídas que permitam a continuidade do trabalho. Muitos se dizem sabedores da necessidade de reduzir margens, pois o mais importante agora é ter giro.
Reavaliando o caixa. A avaliação minuciosa para diminuir e cortar custos é unânime. Segundo eles, mantendo apenas o necessário para o negócio seguir operando. O ponto positivo nesse aspecto é que a maioria não vê demissões como alternativa em curto e médio prazo e, sim, as aplicações sugeridas na MP 927/20 como: o teletrabalho, a antecipação de férias individuais, a concessão de férias coletivas, o aproveitamento e a antecipação de feriados, o banco de horas, parcelamento do FGTS, entre outras.
Fornecedores como aliados. Muitos estão renegociando prazos e se comprometendo a manter contato constante para uma avaliação periódica dos estágios de retomada do fluxo de mercado.
Empréstimo como opção. Para alguns a busca de auxílio financeiro, seja por meio de bancos ou investidores, seja por meio da linha de crédito emergencial oferecida pelo governo, são possíveis caminhos neste momento.
É hora de ser time, viu? Conversar, expor a realidade, pedir opiniões, ouvir, compreender as possibilidades dos colaboradores possibilitam, em um momento tão desafiador, uma sinergia de trabalho positiva e eficiente. Minimizando os prejuízos nos mais diversos aspectos organizacionais.
E por fim, mas não menos importante: EMPATIA. A palavra foi mencionada dezenas de vezes pelos gestores. A ideia de se fazer presente e solidário de dentro para fora parece ser uma prática adotada por muitos. Afinal, estamos todos tateando as melhores condutas para esse momento.
Há diversas companhias e plataformas de entretenimento agindo neste sentido como a Mattel, Hasbro, Warner, algumas operadoras de tv a cabo, app de games… E, claro, não podemos deixar de citar o Magazine Luiza que abriu “espaço” em seu marketplace para pequenos varejistas.
Uma demonstração de que juntos somos mais fortes não é apenas uma hashtag e sim um propósito para muitas empresas que já entenderam que a economia colaborativa será daqui para frente a referência para negócios bem-sucedidos!
Essa análise faz sentido para a sua empresa? Desejamos que sim!
Um abraço,
TIME EP