Primeiro restaurante do Brasil inspirado no programa MasterChef será inaugurado em 2026

  Restaurante “MasterChef – The TV Experience” chega à cidade de Sorocaba por meio da parceria entre Endemol Shine Brasil e agência Mení, em colaboração com o Grupo ZT Gastronomia   

Soft opening acontece no início de dezembro de 2025 e a inauguração oficial será a partir de janeiro de 2026, com Diego Sacilotto como Consultor Gastronômico 

A Endemol Shine Brasil, parte da Banijay Américas, e a Agência Mení em colaboração com Grupo ZT Gastronomia, trazem ao Brasil o primeiro restaurante inspirado em um dos maiores programas de culinária do mundo, o MasterChef. Com soft opening previsto para o início de dezembro e a grande inauguração para janeiro de 2026, em Sorocaba, o restaurante MasterChef – The TV Experience terá Diego Sacilotto – vencedor da quarta temporada de MasterChef Profissionais – como consultor gastronômico. Diego e seu time serão responsáveis pela criação do cardápio, treinamento das equipes de cozinha/salão e monitoramento da operação após a inauguração.

MasterChef – The TV Experience marca um novo capítulo na evolução de uma das marcas de entretenimento de maior sucesso do Brasil. O projeto é resultado da parceria entre a Endemol Shine Brasil, uma das maiores produtoras de conteúdo audiovisual independentes do Brasil, responsável pelo licenciamento e produção do reality no país, a Mení Negócios em Gastronomia, maior empresa de agenciamento comercial de chefs do país e que há mais de 10 anos trabalha com negócios e talentos ligados ao formato e o Grupo ZT Gastronomia, que opera restaurantes e serviços de delivery há mais de uma década. Juntos, trazem à vida um conceito gastronômico inovador que transforma o universo do MasterChef em uma experiência imersiva.

Desde sua estreia em 2014, o MasterChef Brasil se firma como um fenômeno cultural ao cativar audiências e moldar o cenário do entretenimento culinário no país. Seu sucesso inspirou novas edições como MasterChef Profissionais, MasterChef Júnior e MasterChef Confeitaria, e sua influência continua a crescer para além das telas da TV. Por meio de iniciativas digitais como o QG MasterChef, no YouTube, e o recente lançamento do MasterChef Creators, com criadores de conteúdo digital, a marca evolui continuamente para atender à demanda do público.

“Proporcionar um espaço onde nosso público possa realmente mergulhar no universo do MasterChef Brasil é incrivelmente gratificante. A gastronomia sempre foi o coração do programa, e agora os fãs não só poderão degustar pratos icônicos do reality show, como também desfrutar de um ambiente pensado especialmente para quem ama o programa.”, comenta Nani Freitas, CEO da Endemol Shine Brasil.

Com mais de 1000m² e capacidade total para mais de 200 pessoas, o restaurante vai muito além do cardápio: será um centro de experiências para os apaixonados pelo maior reality gastronômico do país. Localizado no bairro Jardim Paulistano, em Sorocaba, o ambiente (projetado pelo arquiteto Herbert Holdefer da 134) reproduzirá elementos do cenário do programa, como o mercado, mezanino, relógio MasterChef, a icônica bancada central e o emblemático logo da marca MasterChef estampado em diversos detalhes. Além disso, as duas cozinhas (que somadas terão mais de 250m²) e as diversas ações gastronômicas que acontecerão no restaurante, farão com que os clientes se sintam dentro do programa.

“O MasterChef – The TV Experience é uma extensão natural do que o programa representa: excelência, criatividade e paixão pela gastronomia. Esse espaço foi concebido para traduzir, em cada detalhe, a força do formato que conquistou o mundo. Da curadoria dos pratos à ambientação, tudo foi pensado para oferecer uma experiência imersiva e sofisticada, à altura do que o MasterChef simboliza para o público e para o mercado”, afirma Nani.

Coabitando o espaço, diversas TVs exibirão imagens “ao vivo” das cozinhas do restaurante, cenas marcantes do programa e pratos que estarão no cardápio e que contarão a história do formato, como por exemplo, o Beef “Uélito”, prato que Raul Lemos apresentou aos jurados para entrar na temporada amadores 2015, “A Goiaba”, uma das sobremesas que Pablo Oazen fez na final da temporada profissionais 2017, entre outras receitas icônicas. Também farão parte do cardápio a famosa “Caixa Misteriosa”, uma das principais experiências gastronômicas do restaurante, e pratos de provas das edições atuais do MasterChef Brasil, um dia após a sua exibição na TV.

O restaurante ainda contará com espaço kids interativo, cafeteria, bar, áreas externas, “mesa do chef” (dentro da cozinha) e salão privativo, onde ex-participantes e jurados do reality marcarão presença em noites temáticas e eventos exclusivos.

“Queremos proporcionar uma experiência única e acessível a todos os públicos, unindo sabor e entretenimento. Sorocaba é o primeiro passo de um grande projeto que visa expandir pelo Brasil o Restaurante, e outros formatos gastronômicos sob a bandeira MasterChef”, completa Caio Romano, CEO da agência Mení.

A escolha de Sorocaba como cidade pioneira não foi por acaso. Além de ser um já consolidado “mercado piloto” e estar em franco crescimento econômico, o município dá mais um passo para se firmar como referência nacional em culinária e experiências gastronômicas com a inauguração do “MasterChef – The TV Experience”.

 “É um orgulho enorme trazer para o Brasil o primeiro restaurante MasterChef.  Acredito que este é um projeto que já nasce famoso e que o seu sucesso depende de uma operação impecável. Nossa experiência em gestão de restaurantes será muito importante para oferecer ao público o melhor do universo MasterChef”, afirma João Paulo Totti, sócio cofundador do Grupo ZT Gastronomia.

Fora do Brasil, duas cidades já receberam restaurantes inspirados oficialmente no programa, em estilo pocket: Madrid, na Espanha, que inaugurou o primeiro restaurante licenciado da franquia em 2018, e Dubai, nos Emirados Árabes, que abriu sua unidade em 2019. Ambas uniram ambientação temática com pratos icônicos do reality, criando experiências imersivas e de grande sucesso de público.

MasterChef faz parte da oferta global da Banijay Rights, braço de distribuição multinacional da gigante de conteúdo Banijay Entertainment, que engloba licenciamento de marcas, merchandising e jogos, e representa marcas do maior catálogo de conteúdo do mundo, com mais de 220.000 horas de programação original.

Representado internacionalmente pela Banijay Entertainment, MasterChef é o formato de programa de culinária mais bem-sucedido do mundo na televisão (Guinness World Records). Atualmente, o formato é exibido em 71 mercados, reunindo mais de 750 temporadas e mais de 16.000 episódios até hoje. Criada por Franc Roddam e lançada em 1990, a supermarca é conhecida e apreciada em todo o mundo.

No Brasil, o formato original da Banijay é licenciado e produzido pela Endemol Shine Brasil, parte da Banijay Américas, e transmitido pela Band e Discovery H&H.