[Internacional]
A temporada de sucesso de bilheteria está no horizonte, mas à medida que a receita de bilheteria cresce, as mercadorias licenciadas também lucram?
Muitos programas de licenciamento foram bloqueados bem antes da pandemia e depois adiados quando os lançamentos de filmes foram remarcados várias vezes. À medida que as datas de lançamento dos filmes passavam por mudanças e os serviços de streaming preenchiam as lacunas, parecia inevitável que os horários antes rígidos e os exclusivos no cinema encolhessem permanentemente para 45 dias.
Mas o retorno dos filmes teatrais foi ressaltado pelo lançamento de Dr. Estranho no Multiverso da Loucura no último fim de semana, que gerou US$ 507,8 em receita global de bilheteria até terça-feira. E o comparecimento ao cinema está aumentando em toda a linha. O público da AMC nos cinemas atingiu 39 milhões no primeiro trimestre, contra sete milhões no ano anterior, enquanto o Cinemark atingiu 20 milhões.
Olhando para o futuro, os licenciados estão otimistas, pois estão finalmente entregando remessas há muito tempo esperadas ao varejo para coincidir com os próximos sucessos de bilheteria pesados como Top Gun: Maverick (24 de maio), Jurassic World Dominion (10 de junho) e Minions: The Return of Gru (1 de julho). Mas os operadores de cinema não esperam que o negócio de filmes retorne totalmente à sua cadência regular até 2024.
“Provavelmente voltaremos a um nível mais normalizado em 2024”, disse o CEO da Cinemark, Sean Gamble. “Digo isso porque os efeitos persistentes do Covid devem desaparecer. As plataformas de streaming estarão em um lugar muito mais maduro e o valor do cinema está servindo como veículo promocional para elas.”
Como parte desse valor, algumas redes de cinemas estão mostrando um interesse renovado em transportar mercadorias licenciadas para coincidir com os lançamentos de filmes. No caso da AMC, a operadora planeja lançar um programa online e nos cinemas no final deste ano por meio da distribuidora Golden Link apresentando pelúcias, fabricantes de pipoca e outros produtos ligados a franquias clássicas como Minions, Star Wars, Jurassic e Marvel, incluindo itens perenes que podem ser vendidos independentemente de estarem vinculados a um lançamento atual, disseram executivos de licenciamento. Além disso, a AMC – que compra pipoca da Weaver Popcorn Co. – espera lançar pipoca pronta para micro-ondas e pronta para comer em redes de supermercados até o final do ano, disse o CEO Adam Aron.
“O que está muito claro para nós é que a mercadoria vai funcionar para nós”, disse Aron. “Estamos no processo de descobrir como disponibilizar produtos com a marca AMC e com temas de filmes para nossos clientes, seja nos cinemas ou online.”
Os varejistas continuam a olhar para as marcas “orientadas por conteúdo” como um meio de levar os consumidores a fazer compras nas lojas e on-line e direcionar o tráfego do consumidor, disse um executivo de licenciamento, especialmente porque muitos dos filmes mais divertidos dos últimos dois anos foram lançados em streaming.
“Haverá novos planos de lançamento agora que as pessoas estão de volta aos cinemas”, disse um executivo de brinquedos. “Um bom conteúdo impulsionará boas vendas de mercadorias e isso não mudará. Este será o ano do recomeço e em 2023 você terá mais filmes lançados nos cinemas e terá um acompanhamento rápido no digital. Os varejistas estão todos interessados em filmes e em levar as pessoas a comprar em suas lojas.”
Ao mesmo tempo, os operadores de cinema estão buscando expandir seu alcance alugando o espaço para esportes ao vivo e jogos, além de shows. O Cinemark, por exemplo, exibiu uma transmissão ao vivo dos shows “Permission to Dance on Stage” do BTS em Seul, Coréia do Sul, que gerou cerca de US$ 33 milhões em receita de bilheteria em março.