Com narrativa divertida, “Desconectados?” mostra que é possível usar a tecnologia sem abrir mão de experiências offline
A complexa relação entre crianças, adolescentes e o uso consciente das telas é o tema da nova HQ Desconectados?, da Turma da Mônica Jovem. O projeto é uma iniciativa da Redes Cordiais, em parceria com o YouTube e a MSP Estúdios, e será lançado no dia 29 de outubro, às 10h30, na Gibiteca Henfil, em São Paulo, nas versões impressa e digital. A revistinha, roteirizada pela própria MSP Estúdios, convida jovens leitores a refletirem sobre hábitos digitais e a valorizar a leitura.
Com o carisma da Turma da Mônica Jovem e uma narrativa divertida, a publicação mergulha no cotidiano escolar para mostrar que é possível usar a tecnologia de forma inteligente, sem abrir mão de experiências offline.
O lançamento integra a programação da Semana Brasileira de Educação Midiática, parte da Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week), evento anual da UNESCO para promover a conscientização e celebrar os progressos na área.
Diálogo sem proibições
A HQ inédita será inicialmente distribuída para uma turma de alunos da escola municipal EMEF Brig. Faria Lima (SP) durante o lançamento. Após isso, a revista será compartilhada com outras escolas públicas e privadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Outras cidades interessadas podem ser contempladas por meio de parcerias locais.
Em “Desconectados?”, os personagens se deparam com a notícia de que farão um passeio escolar no qual o uso dos celulares não é permitido. De início, a decisão causa resistência, mas a história mostra como atividades longe das telas podem ser surpreendentes e enriquecedoras.
“A revista é uma oportunidade de dialogar com os estudantes sobre o uso equilibrado dos dispositivos digitais para além da simples proibição. Queremos incentivar escolhas conscientes e saudáveis, que promovam a leitura crítica do contexto em que vivemos e a reflexão sobre o que é ser um cidadão digital atuante e responsável”, afirma Januária Cristina Alves, coordenadora do Pequenos Cordiais, núcleo do Redes Cordiais voltado ao público infantojuvenil.
Para a MSP Estúdios, a ação conecta os personagens com um debate urgente. “Nossos personagens da Turma da Mônica Jovem emprestam seu carisma para um desafio importante, que é estimular a leitura em tempos de intensa conexão digital”, enfatiza a diretora executiva da MSP Estúdios, Marina Sousa.
O YouTube, que apoia financeiramente o projeto, destaca o propósito da parceria: “Integrado à nossa abordagem responsável no ecossistema, o YouTube apoia diversas iniciativas de educação midiática. Essa atuação reflete a nossa preocupação constante em incentivar o uso equilibrado das telas por crianças e adolescentes”, informa a gerente de parcerias do YouTube para conteúdos infantojuvenil, Luana Nazareth.
Clique aqui para acessar o conteúdo da revista Desconectados?