Responsabilidade e solidariedade definem ações do empresariado

Os efeitos da pandemia do coronavírus são inúmeros e a dor causada pelas milhares de vítimas da doença em todo o mundo é irreparável. Do ponto de vista econômico, o impacto também é desastroso.

No entanto, temos assistido a um grande movimento cooperativista, por parte de prestadores de serviços e entidades, em apoio à população, ao varejo e à indústria brasileira. Sem contar com as campanhas de doação das marcas, em solidariedade às instituições médicas, ONGs e pequenos empresários.

Rede solidária de empresários marca a quarentena no Brasil. Crédito: Pixabay

Nesta rede solidária, descobrimos uma parcela da sociedade comprometida, responsável e atuante. Por isso, selecionamos algumas dessas iniciativas bacanas, cujas ferramentas ajudam a movimentar a economia durante o período de quarentena.

Todo Cartões [plataforma gratuita para pequenos e médios lojistas, profissionais liberais e freelancers]

Disponibiliza gratuitamente a plataforma de criação e gestão de cartões-presente, para ajudar empreendedores de pequeno e médio porte a gerarem receita e terem fluxo de caixa durante os períodos de baixo ou nenhum movimento.

Supermercado Now [maior plataforma de supermercado online]

A startup liberou frete grátis para todos os clientes acima de 60 anos de idade. A ideia é ajudar o grupo de risco a realizar as compras sem sair de casa. O benefício liberado é automático para clientes já cadastrados na plataforma.

Keepz [plataforma transforma qualquer negócio em atendimento rápido/drive-thru inteligente]

Funciona tanto para lojistas quanto para prestadores de serviços, disponibilizando gratuitamente a plataforma – durante dois meses, para que continuem trabalhando remotamente até a normalização das atividades no País.

Grandi Criatividade [consultoria em criatividade aplica soluções para os clientes]

Disponibiliza 30 minutos de mentoria, gratuitamente, para até 20 empresas, a fim de analisar um problema do cliente e propor uma ferramenta para solucioná-lo. 

Yooga Tecnologia [sistema de gestão simplificado, ajuda o micro e pequeno empresário a gerenciar seu negócio]

Disponibiliza um time de consultores e uma ferramenta exclusiva durante 120 dias, sem qualquer custo, para que o empreendedor local possa se organizar, lançar suas despesas e receitas, mantendo seu fluxo de caixa organizado e saudável durante esse período.

Conversa Prática [experientes mentores atendem empreendedores com dificuldades em estratégia, comercial e financeiro]

Disponibiliza gratuitamente 08 horas por semana (01 hora por empresa) de mentoria on-line, para traçar uma estratégia de contenção financeira nesse período de dificuldade. A mentoria será executada em dois horários 19h30 e 21h de, segunda a sexta-feira, ou ainda em alguns horários no final de semana (a combinar), até que a pandemia seja controlada.

Strelo [desenvolvedor de chatbots conecta empresas do varejo aos seus clientes]

Cria um espaço comunitário e solidário para o combate ao coronavírus, conectando pessoas do grupo de risco que não devem sair de casa (idosos, cardíacos, diabéticos e hipertensos) a outras que podem e querem ajudar de alguma forma (indo a mercado e farmácia, conversando, fazendo doações etc.).

MOL – Mediação Online [plataforma para resolução de conflitos entre pessoas, empresas e instituições]

A MOL está realizando lives (webinários) temáticas no YouTube sobre as principais dúvidas de natureza jurídica no contexto da crise do coronavírus: como empresas devem agir de maneira a preservar a saúde e a vida de seus colaboradores e clientes, e os principais aspectos a serem observados nas relações de trabalho e de consumo.

Luckro.com [plataforma B2B de fotos certificadas: monitora e incentiva varejistas a fazer a exibição correta das marcas que vendem]

Disponibiliza a plataforma de forma gratuita para empresas que tenham incentivos para apoiar pequenos varejistas.

iFood [empresa de entrega de comida]

Anunciou três iniciativas para abril: a primeira é R$ 50 milhões de sua receita para a criação de um fundo de assistência a restaurantes, especialmente os pequenos estabelecimentos locais. A plataforma de delivery também antecipará os recebimentos dos restaurantes, sem custo adicional, para injetar até R$ 600 milhões no mercado brasileiro. Além disso, a foodtech destinará o valor das taxas de serviço na modalidade de pedidos “Pra Retirar” voltado ao comerciante que tem sofrido com a queda de circulação em seu restaurante.

McDonald’s [cadeia mundial de fast food]

Em apoio às micro e pequenas empresas do setor de alimentação no país oferece cursos on-line de formação gratuita, divididos em três pilares principais: Segurança Alimentar, Higiene e Desenvolvimento Sustentável. As inscrições estão abertas no site.

Stella Artois [marca de cervejas da Ambev]

A marca de cervejas Stella Artois criou o movimento “Apoie Um Restaurante”, que doa dinheiro para os estabelecimentos a partir de uma plataforma desenvolvida em parceria com a startup ChefsClub. Na mecânica da campanha, os consumidores precisam acessar o site, comprar um voucher de 50 reais e, futuramente, trocar por produtos que totalizem 100 reais. Desse modo, o cliente ganha 50% de desconto na compra, a Stella Artois paga a outra metade e o restaurante/bar arrecada receita mesmo de portas fechadas. O valor será 100% revertido aos estabelecimentos.

Magazine Luiza [rede varejista]

O marketplace da empresa acaba de lançar o Parceiro Magalu, uma plataforma digital de vendas grátis para ajudar autônomos, micro e pequenos varejistas a continuarem suas vendas durante esse período.

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