Em 2023, a companhia aérea Gol e a Maurício de Sousa Produções lançaram um avião temático em celebração aos 60 anos de Mônica. A parceria foi um grande sucesso, entretanto, as naves não aterrisavam no Rio Grande do Sul há alguns meses devido aos alagamentos que atingiram gravemente o estado em maio deste ano, impedindo assim, o funcionamento do Aeroporto Salgado Filho.
Nesta segunda-feira (21), o aeroporto voltou às atividades, e, para marcar este retorno, a Gol promoveu duas ações: um voo temático de “Mônica 60” para os passageiros da aeronave que decolou de Congonhas às 8h55 com destino a Porto Alegre. E outro voo com a temática da cultura gaúcha.Além disso, no Mês das Crianças, a marca está apostando em várias ativações no avião temático. Entre elas, a degustação dos açaís Polpanorte, produzida no Paraná.
O voo da Gol que partiu às 7h00 do aeroporto de Congonhas (CGH) e pousou em Porto Alegre às 8h25, foi adesivado para a iniciativa “Conheça o Brasil: Voando”, idealizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Abear. A aeronave traz, na parte externa, ilustrações exclusivas, desenvolvidas pelo Hub de Criação da GOL, que remetem à cultura gaúcha. A Ruína dos Sete Povos, localizada no Parque Histórico Nacional das Missões, por exemplo, além do vinho e do chimarrão, tão tradicionais no Rio Grande do Sul.
“O momento é de entusiasmo para a GOL, para o povo gaúcho e todos os brasileiros. Operamos na base aérea de Canoas nos últimos meses para atender o estado do Rio Grande do Sul da melhor maneira possível, dentro das possibilidades. Porém, é uma grande alegria saber que, de agora até ao fim deste ano, vamos retomar todos os destinos para o Brasil, a partir de Porto Alegre”, afirma Celso Ferrer, CEO da GOL.