Com uma operação independente, frente de negócio chega ao mercado com lojas físicas e online, mais de 40 novas licenças e reforça o papel da maior detentora de produtos da cultura nerd no país
A Riachuelo lança uma nova frente de negócio dedicada ao público geek, a FANLAB, que contará com uma operação independente, presente tanto no ambiente físico como no digital, com um e-commerce dedicado à marca. Atualmente, a varejista é reconhecida como a maior detentora de licenças do mercado e já contou com coleções especiais com grandes franquias como Harry Potter, Marvel, DC, Star Wars, Free Fire, PKXD e outros em seu portfólio.
“A proposta da FANLAB é oferecer ao cliente uma curadoria completa de todas as principais marcas e categorias do universo geek, é ser uma loja multicategoria que entrega tudo que um fã deseja. Nosso objetivo é apresentar a história completa do personagem. Trata-se de um mercado potencial que estudamos há mais de quatro anos. Sabemos o quanto esse público é engajado, que consome produtos relacionados a seus personagens favoritos e, por isso, acreditamos que a FANLAB irá trazer muito mais que produtos dedicados, mas se tornará um local onde todas as tribos e fandoms se encontram”, comenta Elio Silva, diretor de Canais e Marketing da Riachuelo.
O público geek é exigente e sabendo disso, a FANLAB lança o “Print on Demand”, uma tecnologia, desenvolvida especialmente para atender aos desejos dos fãs que buscam por peças de qualidade e claro, com seus personagens favoritos. Uma das vantagens do serviço é oferecer uma prateleira infinita: através dela, será possível encontrar peças com os últimos lançamentos dos streamings ou até mesmo os personagens mais “retrôs”, que fazem parte do imaginário, mas já não estão mais presentes nas telas e games do momento, independentemente do estoque. A produção da estampa acontece na hora, e minutos depois do pedido, o consumidor já pode levá-lo para casa. O serviço é altamente estratégico para a marca, já que não há desperdício, busca o consumo responsável e entrega exatamente o que o consumidor procura naquele momento.
A nova marca deve comercializar mais de 300 licenças ativas em produtos que vão desde peças de roupas e acessórios a itens colecionáveis, de decoração, moda casa e mundo pet de muitos destes universos, a fim de atender aos diferentes lifestyles de seus clientes.
As primeiras unidades de lojas da FANLAB serão inauguradas no dia 25 de maio, data em que é celebrado o “Dia do Orgulho Nerd”. As duas primeiras lojas estão localizadas em São Paulo, no Shopping Anália Franco e no MorumbiShopping. O projeto arquitetônico é modular, que permite um visual merchandising diferenciado, levando uma proposta de conceito lúdico, possibilitando ações de marketing e experiências diferenciadas para esses clientes, que vão desde uma exposição, até o lançamento de uma coleção ou mesmo de um personagem. “Queremos que os fãs se sintam transportados para um mundo inteiramente deles, onde podem viver e vestir suas paixões, encontrando tudo isso em um só lugar, como se estivessem atravessando um portal. A FANLAB já nasce dentro de um ecossistema omnicanal e integrado; uma one stop shop de quem respira este universo já que a loja permite essa mudança de cenário, essa liberdade e sem dúvida é um ponto de encontro para os geeks.”, finaliza Silva. Em 2022, a companhia pretende terminar o ano com 5 lojas da FANLAB espalhadas por diversas regiões do Brasil.
O lançamento da FANLAB está alinhado à criação de um ecossistema que busca entender os desejos e as necessidades dos clientes, conectando seus sonhos a realizações e oferecendo produtos de altíssima qualidade.
A Campanha
Para anunciar este novo momento, a estratégia de lançamento começou com mistérios: A instalação dos adesivos de tapumes nas futuras lojas físicas da FANLAB, não mostravam nada sobre a marca, apenas sinalizam com uma frase “Seu Universo está chegando”, juntamente com o portal, forte referência da identidade visual. Logo em seguida os perfis de FANLAB começaram a se movimentar nas redes sociais, postando conteúdos enigmáticos e interagindo com outros perfis geeks de entretenimento, fãs clubes, influenciadores, gerando uma conversa para mexer com o imaginário do público. O grande buzz nos canais veio com o marketing de guerrilha, onde cosplayers – Mulher Maravilha, Homem Aranha, Newt e Stormtrooper – surgiram nos corredores dos shoppings, flagrados em tarefas “inusitadas”, como por exemplo, trabalhando numa obra ou instalando lambe-lambe. E a mensagem do lambe-lambe foi a grande interação do pré-lançamento, um chamamento para que todos os geeks, nerds, potterheads, jedis, otakus, gamers, fãs de séries e filmes façam parte da comunidade FANLAB, e se conectem através do canal do telegram da marca, que irá postar constantemente todas as novidades, reviews de produtos, enquetes, promoções. É uma forma rápida e certeira de falar com esse público.
O objetivo da estratégia, carregada de spoilers, foi passar a imagem que a frente de negócio é mais do que uma marca, mas também uma grande fã que está conectada intensamente com este universo.