A Riot Games está comemorando 10 anos do servidor brasileiro de League of Legends (LOL) com homenagens espalhadas pelo país. São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza terão murais artísticos feitos por grafiteiros em meio à arquitetura local, celebrando a trajetória do game no país.
Como parte da campanha LOL BR X, feita pela Riot Games e Media Monks, as obras são assinadas por artistas parceiros e homenageiam os personagens mais usados pelos jogadores nas respectivas cidades, além de referências à região e à comunidade de jogadores locais.
Além de alguns memes que remetem aos Campeões escolhidos, as obras, que ficarão expostas por 1 ano, também trazem os summoners names de alguns jogadores que estão ativos no servidor desde o começo, em 2012, e conquistas relacionadas a esses Campeões, com uma homenagem da Riot à comunidade e participação nessa jornada.
Os murais também trazem um exclusivo QR Code com geolocalização que só pode ser acessado na região em torno do mural que direciona o usuário para uma landing page exclusiva para se conectar à comunidade local. Neste espaço virtual, o público irá encontrar uma verdadeira showcase: lá estarão os empreendedores da comunidade LOL que moram nas cidades em questão e que transformaram seu amor pelo jogo em um modo de ganhar a vida, seja tatuando imagens relacionadas ao universo do game, criando cosplays ou até cozinhando doces em forma de personagens.
Em São Paulo, o local escolhido para o mural de quase 1.000 m² foi a Rua Maria Paula, uma das mais famosas e tradicionais de São Paulo, no cruzamento com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio.
O desenho, criado pelo artista Bruno Mota, traz referências aos campeões Yasuo e Yone, os mais usados pelos jogadores de LOL em SP, além de prestigiar personalidades da comunidade como o bronziocre e o pickoudyr. Alguns dos empreendedores indicados pelo QR Code são a casa de crochê Luni Amigurumis, a tatuadora Alex Müzel e a cosplayer Isa Jinx
“Está sendo um processo incrível! Espero agradar a comunidade. É uma grande responsabilidade. Espero que esta parte da homenagem fique à altura do que o jogo merece. Trabalhamos duro para isso. Os games são uma fonte de referência forte para a construção de minhas produções”, afirma Bruno.
A Praça do Redentor, um conhecido point no bairro de Francisco, bastante conectado à cultura do skate, é o lugar de Curitiba que recebeu o mural da artista Marcella Calado, que faz um tributo às campeãs Vi e Caitlyn.
A arte ocupa todo o muro de uma esquina da praça. Entre os empreendedores locais que o QR Code revela se destacam as artistas e designers Anna Perci e Lola Lola, e o Cero Tattoo.
“A experiência de pintar este mural foi emocionante. Tanto eu quanto meu irmão (assistente na pintura) somos jogadores das antigas de LoL, dos tempos em que se tinha pot de mana, então imagina a felicidade em receber esse convite! Inserir essas duas personagens que tanto admiro na cidade de Curitiba foi especial, pensamos com carinho cada easter egg e cada detalhe da arte”, revela Marcella.
“Esses murais são uma forma extremamente potente de nos aproximarmos ainda mais da comunidade, de mostrar que o LOL é muito brasileiro e se conecta profundamente ao estilo de vida dos jogadores. Como parte da paisagem, esses elementos do jogo vão fazer os fãs relembrarem toda sua trajetória, conexões e paixão com esse universo”, conclui Diego Martinez, General Manager da Riot Games.
No Rio de Janeiro, os cariocas terão a chance de contemplar a arte de Acme no Largo da Prainha, movimentada região portuária da capital fluminense. No mural de quase 7 metros foram feitas homenagens às Campeãs Morgana e Lux, que vão compor o quadro junto a matizes que remetem à Cidade Maravilhosa. Os empreendedores locais contemplados no acesso ao QR Code são a loja de miniaturas Taurus, a tatuadora Thay e os artistas especializados em biscuit do Geek Nathy. A arte começa a ser pintada nos próximos dias e deve ser concluída ainda neste mês.
O último mural, em Fortaleza, ainda terá o dia confirmado. Entre os artistas locais destacados, temos Julie Anne Anne Aragão, o especialista em criações com biscuit Dinailton Amorim, e a cosplayer Nadyne Barros.
A campanha de celebração ao aniversário do game inclui também um vídeo comemorativo, publicado no YouTube da Riot Games, além de itens e missões específicas para o público brasileiro.
Fonte: Promoview