VIU, Panini, São Domingos, Xeryus, i9 e Driven.CX se apresentaram
Por Jéssica Lima, do EP Grupo
Nesta segunda-feira (10), foi o primeiro dia do EP Conecta Papelaria e Presentes, um evento on-line gratuito, realizado pelo EP Grupo, onde marcas apresentaram seu portfólio em formato inédito. Ará Cândio (VIU), Panini, São Domingos, Xeryus, i9 e Fabrizzio Topper (Driven.CX) participaram.
Para abrir o evento, Ará Cândio, sócio/fundador da VIU (Visual Identidade Única) falou sobre visual merchandising, que nada mais é do que a materialização dos sentimentos humanos através da venda de um produto. Ará explicou que VM não é uma expressão artística, mas sim comercial, e que está ligado à psicologia do consumo.
A ambientação que é feita dos produtos, dentro de uma loja, discursa a identidade daquele estabelecimento. As atuações gerais do VM envolvem: exposição interna, uniforme, mobiliário, aroma, vitrine, branding, música, arquitetura, displays e suportes, organização interna dos produtos, embalagens, circulação e sinalização.
Além disso, a atmosfera da loja precisa ser consistente com a imagem da marca e com a estratégia. É preciso levar em conta se as mercadorias estão dispostas na loja de modo que permita ao cliente procurar ele mesmo os produtos e quantas vendas podem ser geradas a partir de cada metro quadrado.
Em seguida, foi a vez da Panini. Marcelo Adriano Silva, gerente de marketing, Gilberto Finoto, gerente comercial, e José Eduardo Martins, presidente da empresa, contaram sobre as novidades da editora para este semestre e para os próximos anos.
Marcelo frisou que a missão da empresa é levar entretenimento, mas também educação para seus consumidores. José Eduardo lembrou que a Panini é focada no colecionável e que os leitores, após terminarem um gibi, não jogam ele no lixo. Sobre o futuro, a empresa está otimista e com diversos lançamentos planejados.
O trio falou sobre o Almanacão da Turma da Mônica, Marvel Comics 1000, X-Men Grand Design, Disney, e sobre os próximos lançamentos de DC Teens e DC Kids, que são os quadrinhos da DC com traço infantil. A empresa também lançará álbuns de figurinhas da Copa América e Campeonato Europeu de Futebol, ambos em 2021. Para 2022, ainda terão da Copa do Mundo e NBA.
José Eduardo contou que mesmo durante a pandemia, a Panini não parou de trabalhar e lançar novos títulos. Com o cancelamento da Bienal e da CCXP, trabalharam on-line com outras ativações. Eles revelaram que, ainda este ano, vão lançar um álbum do Campeonato Brasileiro e outro do Chaves e Chapolin.
Para contar as novidades da São Domingos, Carolina Andrade, trade marketing da empresa, falou sobre as licenças para o Volta às Aulas 2021 de Turma da Mônica, Super Hero Girls, Superman, The Flash, Marvel Now, Venom, Gospel, Hello Kitty, Playmobil, Dragon Ball, Riverdale, Cobra D’água e Kings.
A São Domingos preza por inclusão social e, por isso, possui cadernos com alfabeto em libras, personagem cadeirante na capa e uma coleção com as cores do arco-íris, representando a comunidade LGBTQIA+.
São pelo menos 30 coleções próprias como: Whisper, Animart, Rose Rosê, Flick, Be Happy, My Dear, Lollipop, Fashion, Sweet Moment, entre outras. Nos planners, a empresa trabalha com os anuais, de mesa e permanente, em opções de planner de estudos, para pets e seu portfólio tradicional.
Ariel Schajnovetz, diretor da Xeryus, mostrou uma infinidade de lançamentos de mochilas, mochiletes, lancheiras, estojos e pochetes da marca com os personagens Mickey, Minnie, Spider-Man, Flufly Friends, Marie, Patrulha Canina, Baby Shark, Galinha Pintadinha, Bob Esponja, Hello Kitty, MTV, Fortnite, Kondzilla, Corinthians e Flamengo.
A i9 Brinquedos, através de seu proprietário José Luiz Vasconcelos Junior, que também se apresentou no EP Conecta Brinquedo, mostrou as opções que podem ser trabalhadas também em papelarias, como a sensação do momento, o Tie Dye, em kits para que a pessoa faça em casa, no modelo tradicional e da Turma da Mônica.
Junior também mostrou as opções de brinquedos para colorir da Turma da Mônica como o Pintando e Brincando, Fazendo Arte, Fazendinha do Chico Bento, Casinha Encantada com a Mônica e a Magali e o Posto de Gasolina com o Cebolinha e o Cascão. Os slimes seguem forte na empresa, em kits: tradicional, neon, glitter, com bolinhas e que brilha no escuro.
Para encerrar, Fabrizzio Topper, fundador da Driven Cx, falou sobre a transformação digital que foi acelerada com a pandemia. Ainda assim, o mercado b2b teve dificuldade de se adaptar porque algumas indústrias pensaram direto no consumidor final.
Um dos principais pilares para ter um processo de transformação digital bem sucedido é ter o apoio da presidência e diretoria executiva da empresa, e entender que o digital não é um fornecedor e sim um projeto.