Os críticos de todo o mundo elogiaram a adaptação para a TV, à medida que é disponibilizada no Reino Unido.
A série é descrita como “confortavelmente a melhor adaptação de um videogame já feita” que foi capaz de “quebrar a maldição” nos cruzamentos de jogos para TV.
Situada na América pós-apocalíptica, a franquia da Sony PlayStation segue os personagens Joel e Ellie, que têm a tarefa de escapar.
O escritor John Nugent, da Empire Magazine, deu cinco estrelas, afirmando que “nunca parece que você está assistindo a um videogame”.
Embora ele tenha comentado “às vezes é uma experiência surreal ver seus momentos mais icônicos (o arranha-céu desmoronado, as girafas) belamente representados em ação ao vivo”.
O Washington Post elogiou o roteiro por se manter próximo ao material original, mas também observou o desenvolvimento de alguns personagens adicionados à narrativa.
Gene Park escreveu: “As pessoas que conhecem o jogo de cor provavelmente serão capazes de recitar algumas falas enquanto estão sendo faladas no programa.”
O crítico do The Independent, Nick Hilton, deu quatro estrelas, dizendo que é “sem dúvida um novo marco na tarefa aparentemente impossível de adaptar videogames”.
“A série é bem-sucedida em ignorar a natureza episódica da jogabilidade linear”, escreveu ele. “O design é impressionante: vistas de metrópoles desertas e bombardeadas são combinadas com fotos extensas e com inflexão ocidental da América rural.”
O histórico das adaptações de videogames não são boas, e The Last of Us está lidando com muito mais pressão do que qualquer outra adaptação até o momento.
Muitas vezes visto como o auge da narrativa de jogos – The Last of Us será visto por alguns como uma oportunidade de mostrar o quão madura a indústria de jogos se tornou e quão emocionais, complexas e comoventes podem ser as histórias que conta. Tudo isso para um público que tradicionalmente não se envolve com jogos.
Se a versão para TV falhar em dar o impacto emocional que o jogo tem – e ter o mesmo impacto nos espectadores e nos jogadores – então pode ser vista como uma oportunidade perdida de mostrar como os jogos cresceram e agora rivalizam com o trabalho de Hollywood.
E se acreditarmos nos críticos, The Last of Us fez um bom trabalho.
O enredo segue os personagens Joel e Ellie que estão navegando em uma pandemia global (ao contrário de Covid, não há vacinas) 20 anos após o primeiro ataque.
O distanciamento social existe, em grande parte porque eles estão lidando com zumbis – em vez de um coronavírus.
Fonte: BBC