A marca francesa Smiley, do tradicional rosto amarelado e feliz, está comemorando 50 anos. Para comemorar, ela está abrindo pop-up stores em quinze países, incluindo o Brasil, que tem parceria com Havaianas e Cicero.
O Smiley foi criado pelo jornalista francês Franklin Loufrani, que sinalizava suas matérias positivas no jornal France Soir, em 1972, com esse ícone amarelo. Este foi o mesmo ano em que seu filho Nicolas nasceu.
Nicolas Loufrani transformou o símbolo do pai em uma marca comercial, que hoje é um dos ícones mais reconhecidos do design gráfico. O licenciamento da marca conta com milhares de parcerias em mais de 100 países.
O Smiley pode ser visto em alimentos, bebidas, roupas e acessórios, brinquedos, decoração e até um clipe do DJ David Guetta. O ponto forte da empresa é que seu símbolo pode mesclar naturalmente com qualquer produto, graças ao valor universal da marca.
“A maneira mais fácil de ser empático com os outros é oferecer um sorriso. O Smiley é sobre isso – a capacidade de pensar positivo e que, não importa o que aconteça, todos nós vamos superar os problemas do mundo”, comenta Nicolas Loufrani, CEO do Smiley.
Ele foi responsável por criar os primeiros emoticons (hoje conhecidos como emojis) usados na internet.
Nos últimos três anos, marcas brasileiras como Farm, Riachuelo, Havaianas, Renner e Hering passaram a trabalhar com o Smiley. “Temos a capacidade de vender muitas coisas, mas o único limite para nosso desenvolvimento é que temos que encontrar parceiros para fazer isso”, disse Loufrani. “Nós vendemos cerveja na Coréia e na China porque temos parceiros lá, mas não no Brasil”, exemplificou.
Ainda este ano, o Smiley planeja lançar a própria coleção de NFTs, com os primeiros emoticons lançados pela marca nos anos 90, além do projeto Future Positive, voltado para produtos sustentáveis.
Lojas pop-up em São Paulo
Os 50 anos do Smiley vão ser celebrados pelo mundo todo com pop-up shops em quinze países diferentes, como Estados Unidos, França, México, Canadá, Espanha, Itália, Reino Unido e Brasil.
Em São Paulo, a partir do dia 31 de março, o Shopping Cidade Jardim e o Shops Jardins abrirão lojas temporárias em uma instalação imersiva da marca. No Cidade Jardim, haverá 90 balões amarelos de até 1,5 m de diâmetro com o icônico logo estampado, além de uma ponte construída especialmente para a ocasião sobre o jardim central do espaço.
O mix de produtos contou com a curadoria e desenvolvimento de Sarah Andelman, diretora criativa da antológica boutique Colette, e intervenção artística criada pelo artista André Saraiva.
Entram na lista baralhos ilustrados, cadernos, além de moletons, jeans, bolsas e chapéus Karl Lagerfeld, hoodies da italiana DSquared, chinelos das Havaianas, brincos Moschino, t-shirts Palm Angels, shapes The Skate Room, óculos Thierry Lasry e um livro da Assouline.
São mais de 50 itens diferentes, incluindo ainda as marcas Philosophy, Joshua Sanders, Saint James, e as nacionais Triya, Cicero e Orientavida, entre outras. “Queremos mostrar o melhor do que fazemos: nossos produtos artísticos”, disse Loufrani.
Fonte: Exame