Reconhecida pelos esportes aquáticos, empresa amplia atuação fora d’água com roupas, licenciamentos e comércio eletrônico e acelera expansão no Brasil
A estratégia de se tornar uma marca anfíbia mudou o rumo da Speedo Multisport que, historicamente reconhecida por sua liderança em esportes aquáticos, decidiu ir além da piscina e conquistar espaço em terra firme. A marca percebeu a força de sua identidade e entendeu que poderia estar presente em toda a vida do consumidor, não apenas no momento em que ele está na água. Essa estratégia de se tornar uma marca anfíbia já começa a dar resultados: a empresa cresceu 25% fora d’água, puxada pelas linhas de roupas, licenciamentos e novos artigos, consolidando a transição para novos mercados. Somente no e-commerce, as vendas avançaram 30% em 2024, puxada pelas linhas de roupas, licenciamentos e novos artigos, consolidando a transição para outros mercados e com a meta de faturar R$ 500 milhões até 2030. A Speedo Multisport cresce muito mais que a média do varejo.
O marco dessa virada foi o lançamento da coleção sustentável “green n’ blue”, feita a partir de garrafas PET recicladas e certificada pela Repreve. Cada camiseta utiliza cinco garrafas plásticas e chega ao consumidor com preço competitivo graças ao subsídio de até 15% aplicado pela empresa. “Não se trata apenas de lançar uma camiseta, mas de popularizar um conceito. Queremos que o produto reciclado tenha o mesmo espaço no guarda-roupa que nossas sungas e maiôs já conquistaram”, afirma Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport.
A diversificação foi além do vestuário. A Speedo Multisport ampliou sua presença em categorias como suplementos alimentares, dermocosméticos, óculos exclusivos e equipamentos fitness, desenvolvidos em parceria com a Casa do Fitness e já presentes em grandes redes como BlueFit e Cia Athletica. Esse braço específico do negócio deve responder por uma meta de R$ 500 milhões em faturamento até 2030, inserindo a marca em um setor que movimenta cerca de R$ 10 bilhões por ano no Brasil, com mais de 29 mil unidades em funcionamento. “Sempre fomos referência na água, mas entendemos que o consumidor moderno espera uma marca que esteja ao lado dele em todos os momentos, do treino à vida cotidiana”, complementa Jalonetsky.
Esse reposicionamento acelerou a consolidação da Speedo Multisport como marca de estilo de vida esportivo. Patrocinadora de nomes como Ana Marcela Cunha, Ingrid Oliveira e Guilherme Caribé, a empresa transformou a força construída na água em um motor de crescimento fora dela. Agora, inovação, sustentabilidade e expansão definem o novo ciclo de uma marca que decidiu voar em terra firme.