Sugestões de Marcas Regionais em Destaque na LicensingCon LATAM

Por Mark Seavy

Havia um foco nas propriedades globais na recente LicensingCon LATAM em São Paulo, Brasil, mas os executivos no evento também descreveram um forte impulso por IPs regionais, à medida que os varejistas brasileiros se ajustam à nova concorrência.

Personalidades do YouTube e serviços de streaming continuaram a ganhar terreno no evento. Por exemplo, a Netflix compartilhou um estande na feira com sua agência Redibra. Além disso, as categorias de entretenimento baseado em localização (LBE), saúde e beleza, e alimentos e bebidas também estavam em demanda.

Quando se trata das propriedades globais clássicas que tiram proveito da nostalgia, Paramount, Universal, Warner Bros., Hasbro, Mattel, Beanstalk, Iconix International e Authentic Brands Group estavam entre os 46 expositores no evento (acima dos 42 do ano passado). Mas propriedades regionais como El Chavo Del Ocho também atraíram participantes.

El Chavo del Ocho – que estreou como uma série de TV em 1973 no México e foi lançado no Brasil em 1984 como a dublagem portuguesa Chaves – experimentou um renascimento após a resolução, no ano passado, de uma disputa legal entre o espólio do criador do programa, Roberto Gómez Bolaños (Grupo Chespirito), e a produtora TelevisaUnivision. O programa, que é representado pela Lotus Global Marketing no Brasil, ganhou renovado interesse da exposição itinerante “El Chavo: The Exhibition”, lançada na Cidade do México, México, em 2020. Também foi apresentado em versões brasileiras da Cartoon Network, retornou à Netflix em 11 de agosto e está previsto para um revival com a TelevisaUnivision em 2026.

Streamers como a Netflix também tiveram uma forte presença na feira. A Redibra promoveu o licenciamento de Wednesday, Squid Games e K-Pop Demon Hunters, este último tendo visto um aumento na popularidade no Brasil. O filme de animação de sucesso impulsionou DTRs nos varejistas sul-americanos Lojas Renner (332 lojas), Lojas Riachuelo (302) e C&A Modas (330 lojas), que estão adotando cada vez mais uma abordagem “agrupada” para o merchandising, disse David Diesendruck, CEO da Redibra.

Sob esta estratégia, os varejistas estocam itens em quantidades menores (10.000 – 15.000 unidades em comparação com 50.000 – 100.000 unidades) e os adaptam a regiões específicas, como o sul do Brasil, onde o streaming é popular. Isso permite um retorno mais rápido para propriedades licenciadas que ganham popularidade. Os produtos chegam às prateleiras em três a quatro semanas (em comparação com vários meses antes), disse Diesendruck. Com este ciclo de produção mais rápido, os varejistas competem melhor com varejistas online como a Shein, que fez um esforço no Brasil no ano passado. A estratégia foi implantada efetivamente no início deste ano, quando Lady Gaga fez um show gratuito de um dia no Rio de Janeiro, Brasil, que atraiu 2,5 milhões de pessoas.

“Os varejistas tiveram que ser mais rápidos do que antes e aumentar sua variedade porque é tudo sobre abordar música, jogos e outras comunidades porque é muito difícil encontrar um IP de bala de prata”, disse Diesendruck. “Na maioria das vezes, é um IP específico para cada comunidade. É aí que a estratégia de cluster funciona porque pode abordar mais comunidades e você pode gerenciar o risco.”

Além de propriedades de streaming, personalidades do YouTube causaram impacto na LicensingCon. LBE também foi um tópico importante, pois a categoria continua a ganhar força no Brasil.

As estrelas do YouTube Luccas Neto (53,3 milhões de inscritos), Maria Clara Melo de Amaral e seu irmão Joao Pedro (“Maria Clara e JP”, 49 milhões) e Enaldo Lopes de Oliveira (“Enaldinho”, 43,5 milhões) compareceram ao show e apresentaram programas de licenciamento de brinquedos voltados para seu público pré-escolar. Neto é representado pela Redibra, enquanto Ziggle Licensing cuida do licenciamento de Maria Clara e JP e Enaldinho, respectivamente.

No lado do LBE, o Beto Carrero World de 3.459 acres em Penha, Santa Catarina, Brasil, tinha executivos no show buscando construir suas atrações licenciadas. O parque, que foi inaugurado em 1991, expandiu-se para o licenciamento por meio de uma joint venture com a DreamWorks Animation e a Universal Studios em 2012 e adicionou uma área de Madagascar dois anos depois. Desde então, Beto abriu várias atrações licenciadas, incluindo o Hot Wheels Epic Show no início deste ano e o Nerf Mania em 2023 sob acordos com Mattel e Hasbro, respectivamente. A 4Act Entertainment, enquanto isso, abrirá o Vila dos Smurfs Park de 53.819 pés quadrados em São Paulo, Brasil, neste outono, marcando o terceiro parque temático dos Smurfs globalmente. Ele contará com 17 atrações e três seções temáticas.

Os esportes em destaque na LicensingCon incluíram a Kings League, uma nova organização de futebol de sete formada em 2022 pelo ex-jogador do FC Barcelona Gerard Piqué, que inclui uma dúzia de times latino-americanos jogando em um campo de 60 jardas contra as 110 jardas padrão, bem como a National Basketball Association (NBA).

A NBA tem mais de 20 lojas de marca e um escritório de produtos de consumo no Brasil que cuida do licenciamento para uma liga que inclui os jogadores brasileiros Gui Santos (Golden State Warriors) e Tristan da Silva (Orlando Magic). A National Football League (NFL) também está buscando incursões na região com um jogo com o San Diego Chargers e o Kansas City Chiefs marcado para 5 de setembro em São Paulo. A liga também chegou a um acordo com a Sportv Globo para fornecer cobertura de transmissão gratuita de jogos neste outono.

Fonte: Licensing International