Toy News | Base para o sucesso: o que os varejistas podem aprender com a abordagem LEGO?

No que diz respeito à pandemia global, embora obrigue muitos a navegar por uma estrada traiçoeira e rochosa, não foi muito ruim para a indústria de brinquedos. Entre alguns dos maiores sucessos do ano passado está a LEGO, que alcançou um crescimento de 13% nas vendas ao longo de 2020.

Com olho para a análise, Utku Tansel LLB, MBA, analista da indústria que liderou programas de pesquisa global em todo o espectro de brinquedos, jogos e produtos de consumo licenciados, volta sua atenção para o fabricante de brinquedos dinamarquês e como o público tem ajudado a LEGO a continuar a crescer cada vez mais.

Enquanto a pandemia de COVID-19 está forçando alguns varejistas ao redor do mundo a fechar, a LEGO abriu 134 novas lojas – das quais 91 estavam na China – no ano passado. A empresa planeja abrir mais 120 novas lojas em 2021, incluindo 80 somente na China, expandindo sua contagem total de lojas globais para quase 800 em 2021.

Isso faz parte da estratégia de negócios da LEGO para – o que ela chama de “rede omnichannel” – operar em conjunto com a LEGO.com, cujas visitas online dobraram no último ano. Isso está vinculado a projeção sobre a COVID-19 da Mintel, mostrando que quase metade dos consumidores britânicos agora estão fazendo mais compras online – um aumento de dois dígitos desde meados de abril de 2020.

As vendas da LEGO em 2020 cresceram substanciais 13%, enquanto o lucro operacional aumentou 19% em todo o mundo. Sua estratégia de varejo está definitivamente funcionando.

Mesclando online e offline

Em termos de lançamentos de novos produtos, o conjunto LEGO Super Mario de 2020, que combina de forma única peças físicas com jogos online, foi um dos lançamentos de tema de maior sucesso da LEGO. A linha de produtos apresentava uma figura interativa de Mario que coleta moedas em níveis de jogos da vida real criados com peças de Lego. A figura tem telas de LCD em seus olhos, boca e barriga para exibir uma ampla gama de reações instantâneas aos tijolos de movimento, cor e ação.

Enquanto isso, e colaborando com o Universal Music Group, a empresa inovadora continua com essa estratégia em 2021 com o lançamento de LEGO Vidiyo – que explora a criatividade das crianças por meio da música e da brincadeira. Por meio do LEGO Vidiyo, as crianças podem dirigir, produzir, estrelar e compartilhar seus próprios videoclipes, usando faixas no topo das paradas da extensa variedade de artistas globais da Universal Music. Sua experiência lúdica de criador de videoclipes combina reprodução física e digital como efeitos especiais “BeatBits” e minifiguras inspiradas em música se integram e ganham vida por meio de RA em um novo aplicativo.

A Mintel Trend Extend My Brand investiga como as marcas estão se expandindo em novas categorias e dados demográficos para encontrar novos negócios e também intrigar os consumidores. As marcas são aconselhadas a avaliar a oportunidade de usar a imagem estabelecida de sua empresa e visibilidade para lançar novas linhas de produtos – que a LEGO tem utilizado com muito sucesso nos últimos anos. Eles são incentivados a explorar novas categorias e preços que podem atender a uma clientela ampliada, ao mesmo tempo em que se alinham com a identidade da marca.

Tijolo a tijolo, a LEGO, que domina a categoria de construção globalmente, vem expandindo sua presença em brinquedos que vão além de seu negócio principal. Em 2020, a empresa entrou na categoria de artes e ofícios com o lançamento do LEGO DOTS – um conceito que oferece às crianças uma tela criativa para a autoexpressão. Baseada em formas múltiplas e ladrilhos coloridos, a linha traz pulseiras e itens para a decoração do lar.

Visando adultos estressados

Visando os adultos, a LEGO também lançou seu segundo tema de construção de ladrilhos 2D, LEGO Arts, em 2020, apresentando Marilyn Monroe, The Beatles, Iron Man e The Sith (Star Wars). O relatório de maio de 2020 da Mintel Traditional Toys and Games, EUA, destaca que os consumidores precisam de brinquedos e jogos para trazer mais do que apenas diversão, e as marcas podem se conectar com os adultos apelando para sua necessidade de bem-estar.

Com produtos para adultos que podem aliar o estresse e relaxamento, cada design LEGO Art é acompanhado por uma trilha sonora personalizada. Essas trilhas sonoras mergulham fundo na inspiração por trás de cada conjunto de arte de parede, ajudando os adultos a relaxar e mergulhar totalmente na experiência de construção. Nossa pesquisa com consumidores (EUA, março de 2020) confirma que existe um grande mercado de brinquedos e jogos para adultos, já que metade dos consumidores que compraram brinquedos e jogos nos últimos 12 meses o fizeram para um adulto.

Oferecendo uma experiência única de teatro de varejo

As lojas LEGO são um ótimo exemplo de teatro de varejo com muitos modelos e estatuetas em tamanho real, bem como estações de jogo. Seus pontos de venda são vistos como um destino por direito próprio pelos consumidores. A Mintel Trend Experience Is All destaca que a maioria dos consumidores ainda valoriza as vantagens de comprar na loja, o que inclui a possibilidade de experimentar os produtos pessoalmente e de ser ajudado pelos atendentes.

Esta tendência não visa impedir as vendas online, mas sim transformar as lojas em experiências agradáveis que promovem as compras – na loja ou à distância. Os varejistas são lembrados de que as lojas são vitrines e anúncios, tanto quanto lugares para comprar estoque, e eles precisam estender o tempo que as pessoas passam lá, bem como a frequência de suas visitas.

Então o que vem depois?

Pós-pandemia (ou quando as restrições forem atenuadas), a LEGO deve ser capaz de continuar a desenvolver seu sucesso. Como também investiguei em meu West End Farewells? – O Hamleys da Regent Street encontrou recentemente uma encruzilhada moderna de opinião na ToyNews. Para os consumidores, um dia de compras continuará a ser uma atividade de lazer e será cada vez mais uma escolha em vez de uma necessidade.

No geral, o cenário do varejo será mais enxuto, a batalha pela atenção do consumidor será feroz e, quando a economia se recuperar, os consumidores permanecerão preocupados com o valor. Nos centros das cidades, particularmente, novos e melhores varejistas estão surgindo, o que sem dúvida ajudará com o avanço na rua principal.

Há uma grande oportunidade e os bons varejistas continuarão a se dar bem. A LEGO está em uma posição muito boa para capitalizar isso.

Fonte: Toy News

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