Com tanta coisa acontecendo em colaborações virtuais e oportunidades de licenciamento para o setor de jogos, o que as marcas precisam saber para 2021?
Metaverso
Uma das principais tendências impulsionadas pelo licenciamento por trás dos jogos é a criação do “Metaverso” (fonte: Newzoo). A transformação de um espaço de jogo popular em uma oportunidade de colaboração e experimentação. A última tendência que está varrendo esse espaço é a música.
Quando Travis Scott apresentou um show em tempo real nos campos de batalha de “Fortnite”, mais de 45,8 milhões de jogadores assistiram ao evento ao vivo e repetidamente – com o próprio Scott obtendo 77 milhões de visualizações por meio de seu próprio canal no YouTube (fonte: Billboard). Quando Post Malone anunciou sua colaboração musical com “Pokémon”, o mundo prestou atenção, e com mais de 2,78 milhões de visualizações até o momento para sua estreia animada, a marca encontrou uma nova rampa para alimentar sua popularidade cada vez maior no lockdown tentando algo diferente. “Roblox” anunciou uma nova colaboração com a Columbia Music para seu primeiro show com Lil Nas X, atraindo mais de 33 milhões de usuários. Isso é cerca de duas vezes a população de Nova York.
Essas colaborações online são um tour de force de talento musical, ícones de jogos e um mundo de novos pontos de contato para jogadores e fãs se engajarem, formando uma fusão com curadoria de públicos para cada marca.
Comunidades, aquisições e IPOs
Isso não é tanto uma tendência, mas um sintoma da crescente exclusividade e valor das propriedades de jogos modernos. Jogos que quebraram no mercado e capturaram seu próprio público, criaram uma experiência de jogo única para seus fãs e nutriram uma comunidade que vai de estúdios independentes a favoritos da sala de diretoria e do mercado de ações.
“Roblox” sempre cuidou de seus jogadores e criadores, permitindo que desenvolvedores independentes criassem seus próprios sites e lojas, avatares e itens, e organizou uma comunidade dedicada de crianças e adultos. Assim, depois de abrir o capital em março, o anúncio do IPO elevou o valor das empresas para mais de US $ 39,5 bilhões (fonte: Investors Business Daily). Pouco antes disso, “Fall Guys: Ultimate Knockout” foi adquirido pelo criador de “Fortnite” Epic Games. O link é mais uma vez a dedicação de “Fall Guys” à sua comunidade, a compreensão das necessidades dos jogadores e a sua oferta única como título. Por volta de março, a Microsoft recebeu luz verde para adquirir o grupo pai da Bethesda Softworks, ZeniMax Media, um grande anúncio que traz títulos icônicos como “Fallout”, “Doom” e “Skyrim” para a família Xbox.
Não é por acaso que desenvolvedores, estúdios e títulos são o foco de tais movimentos de negócios importantes, dados os seguidores dedicados que constroem e pontos de contato naturais que fornecem a milhões de fãs. Essa é uma tendência que esperamos que continue.
Grab and Go
Como jogamos é outro foco importante de 2021. Embora os consoles e os jogos para PC sempre sejam uma estrutura central para a comunidade de jogos com base no poder da tecnologia e da conectividade, os jogos para celular estão enfrentando um aumento incrivelmente significativo em popularidade (fonte: Newzoo) para o surgimento de novas capacidades.
Os jogos mobile estão em ascensão com títulos como “Fortnite”, “League of Legends”, “PUBG (Player Unknowns Battlegrounds)” e “Call of Duty” apresentando seus próprios campeonatos de esportes eletrônicos e títulos baseados em IP – como “Pokémon GO” e “Marvel Contest of Champions” – estão conquistando as paradas enquanto procuramos levar os jogos conosco onde quer que vamos.
O lançamento do 5G é uma mudança significativa em termos de capacidade de jogos mobile e trazer cerca de 2,1 bilhões de smartphones habilitados para 5G em uso até 2023 trará mais títulos tradicionais, desenvolvedores, IP e marcas para a revolução móvel (fonte: Newzoo).
Fonte: License Global