Como parte de sua tentativa contínua de fazer com que mais meninos e meninas joguem futebol, a UEFA tenta os encontrar onde eles passam mais tempo: dentro do metaverso do Roblox.
Faltando menos de 100 dias para o Campeonato Europeu de Futebol Feminino 2022, o corpo esportivo investiu em seu próprio jogo no Roblox, o enorme hub estilo Lego usado por crianças em todo o mundo para jogar, fazer jogos e criar avatares.
“The Road to UEFA Women’s Euro” foi criado pelo estúdio de metaverso Dubit. Ele permite que jogadores de toda a Europa criem um personagem e treinem com três mascotes virtuais (Kai, Robyn e Ashley). As crianças estarão jogando contra o relógio para completar as pistas de obstáculos o mais rápido possível, marcando gols e coletando bilhetes de torneio dourados ao longo do caminho.
Roblox tem mais de 50 milhões de usuários ativos diários, sendo 50% crianças com menos de 12 anos. Ao explorar esse público, a UEFA quer inspirar crianças entre oito e 11 anos a se tornarem mais ativas, jogarem e se envolverem no futebol. Isso faz parte de um compromisso mais amplo do Time for Action, a Estratégia de Futebol Feminino da UEFA – dobrar a participação de meninas e mulheres no esporte até 2024.
A mudança da UEFA ocorre quando um número crescente de marcas está tentando entrar nos radares virtuais das crianças. No mês passado, a Nike desafiou os pequenos a construir um mundo digital centrado no Air Max no Roblox. Em outros lugares, a Lego acaba de anunciar uma parceria com a gigante de jogos Epic para construir um rival do Roblox, ou o que está chamando de metaverso “amigável para crianças”.
Levando o torneio para novas plataformas
O jogo virtual será apoiado por uma série de vídeos educativos no YouTube liderada pelos mascotes, além de 12 jogadores de futebol europeus, incluindo a atual jogadora do ano da UEFA e a jogadora da seleção nacional do Barcelona FC e da Espanha, Alexia Putellas.
Adiado desde 2020, o Campeonato Europeu Feminino da UEFA deve ser “um torneio recorde” para o jogo, de acordo com Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da UEFA.
“Tem potencial para inspirar milhões de meninas e meninos a jogar futebol, por isso é importante levarmos o torneio para as plataformas e espaços que eles ocupam. Esperamos que nossa experiência de jogo capture a imaginação das crianças e as leve a interagir com o futebol e o UEFA Women’s Euro de uma maneira que nunca exploramos antes”, disse ele em comunicado.
“Mas é claro que queremos que eles joguem futebol na vida real e se envolvam online. Esperamos que, ao colocar os melhores jogadores da Europa no centro desta campanha ao lado de nossos mascotes, possamos dar a meninas e meninos em toda a Europa novos heróis para imitar”.
O Euro Feminino será realizado na Inglaterra em julho. LinkedIn, Lego, Pandora e Starling Bank estão entre os patrocinadores oficiais do evento.